PUB
Recheio 2024 Institucional

Atenção, banhistas! Já se pode ir dar um mergulho, nas praias de Matosinhos

Atenção, banhistas! Já se pode ir dar um mergulho, nas praias de Matosinhos

Boas notícias. Ir a banhos nas praias de Matosinhos vai voltar a ser possível. Depois de terem sido desaconselhadas, devido à presença de uma bactéria, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) voltou a autorizar que os banhistas vão a banhos, ainda que sob vigilância face a possíveis futuras ocorrências.

De acordo com o que o vice-presidente da APA, José Pimenta Machado, referiu à Lusa, “as praias [de Matosinhos] foram libertadas no sábado de manhã porque as análises revelaram bons resultados. Agora seguiremos o programa habitual de controlo regular e atento às zonas balneares” (via Porto Canal).

Recorde-se que a interdição a banhos nas praias de Matosinhos foi anunciada, na passada quarta-feira, dia 9 de agosto, sendo que, no local, estava assinalada a recomendação.

Ainda que já se possa fazer um dia de praia normal nas praias de Norte, Centro e Sul de Matosinhos, a inspeção será periódica, estando já agendadas análises para esta sexta-feira, dia 18 de agosto, sendo que a verificação será feita semanalmente, “pelo número de pessoas que as frequenta e pelo histórico”.

Quanto aos motivos que fizeram com que a água fosse contaminada, o vice-presidente da APA revela, tal como menciona o Porto Canal, que as causas “não foram identificadas”, ainda que se fosse possível detetar que “os valores estavam ligeiramente alterados”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Tal como refere José Pimenta Machado, “pode ter sido algo na Ribeira da Riguinha ou um barco a lavar ou mesmo o Rio Leça, mas não sabemos exatamente” (via Porto Canal).

Na passada sexta-feira, dia 11 de agosto, a associação Zero deu o alerta para um problema ligado à qualidade das águas de praia, que se tem verificado, particularmente, nesta época balnear, em que 28 praias já foram interditadas.

Num comunicado emitido pela própria associação, a Zero revela ter feito uma comparação dos testes relativos à qualidade da água com o período homólogo de 2022, onde foi possível concluir que os problemas atuais “são já mais significativos”, tal como cita o Porto Canal.

Foto: CM Matosinhos

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce