PUB
Recheio 2024 Institucional

Até na televisão passou! Conheça “Música para Todos”, o exemplo de que incluir dá frutos

Até na televisão passou! Conheça

Falar em música, mais do que falar em algo que a todos nos encanta, é falar em algo que nos une. Posto isto, a Câmara do Porto, juntamente com o Curso de Música Silva Monteiro e o Agrupamento de Escolas do Cerco, criou o projeto “Música para Todos”, que chegou, inclusive, a passar na RTP, através do documentário “Pobreza Zero – o futuro a construir”.

Trata-se de um projeto que tem como premissa principal a inclusão e a diversidade, pelo que, nele, todos são bem vindos. O objetivo primordial do mesmo é bastante claro: promover o ensino articulado de Música, de modo a fomentar o sucesso escolar, mitigando assim o abandono dos estudos.

No âmbito de “Música para Todos”, os alunos são convidados a mergulhar num universo de melodias e acordes, de sustenidos e bemóis, em que são introduzidos a novas realidades culturais, que permitem a abertura de novos horizontes e perspetivas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Posto isto, em cada época letiva, os alunos do 5º ano do agrupamento são presenteados, de forma gratuita, com instrumentos musicais. O melhor de tudo? É que a iniciativa já dá frutos. Exemplo disso foi a criação da Orquestra Juvenil da Bonjóia, que evidencia o trabalho realizado pelos alunos e professores, num resultado em forma de notas musicais.

Para os que por lá passaram, fica um sentimento de gratidão. É precisamente esse o caso de Marco Pereira, que, em entrevista ao portal de notícias da Câmara do Porto, admitiu que “a Orquestra Juvenil da Bonjóia [ajudou-o] muito para aquilo que [faz] hoje em dia”.

Foto: Guilherme Costa Oliveira

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce