PUB
Junta da Galiza

Até ao fim de setembro, a Praça do Marquês continua a ser de “emoções fortes”

Até ao fim de setembro, a Praça do Marquês continua a ser de

As emoções continuam “à flor da pele”, na Praça do Marquês, no Porto, até ao final de setembro, com a iniciativa “Emoções Cromáticas”, que tem encantado os seus visitantes com cores e palavras que celebram o comércio local. Trata-se de uma criação artística, elaborada por artesãos locais, numa obra que, para além de visual, também configura um desafio que envolve a comunidade.

A “Caça às Letras” já envolveu mais de 300 pessoas, convidando-as a explorar mais de 100 estabelecimentos comerciais na área do Marquês. Palavras como “Afetos”, “Energia”, “Harmonia”, “Empatia” e “Empenho” foram espalhadas pelos espaços comerciais, capturando as emoções despertadas pelo comércio de rua. Esta iniciativa tem como objetivo promover a visita às lojas locais e estimular a dinamização económica da região.

A participação na “Caça às Letras” é realizada através de uma aplicação para telemóveis, acessível através de um QR Code exibido nas montras dos estabelecimentos participantes. Aqueles que conseguirem encontrar e completar duas das palavras escondidas serão recompensados com ofertas especiais, nomeadamente miniaturas das decorações utilizadas na instalação artística.

A “Emoções Cromáticas” foi cuidadosamente concebida para se fundir com o ambiente natural da Praça do Marquês. Tal como refere o portal de notícias da Câmara do Porto, a intervenção artística em questão acontece “em total harmonia com as árvores”, conseguindo evitar, simultaneamente, a “acumulação de humidade e a falta de ar nos troncos”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O projeto mostra, assim, o seu compromisso com a sustentabilidade. Todos os elementos da instalação foram meticulosamente feitos à mão por artesãos locais, contribuindo para a conservação de recursos energéticos.

De forma a ser uma atividade inclusiva e acessível a todos, a instalação incorpora a simbologia ColorAdd, dando, assim, particular atenção aos visitantes daltónicos, permitindo-lhes compreender plenamente a proposta de intervenção.

A instalação é uma criação da Impactplan art productions, uma empresa portuguesa reconhecida internacionalmente. Além de promover o comércio local, a “Emoções Cromáticas” procura celebrar as emoções que nos ligam e que nos tornam únicos, enquanto seres humanos. O projeto vai estar em exibição, na Praça do Marquês, no Porto, até ao fim do mês de setembro.

Foto: Filipa Brito

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce