PUB
Recheio 2024 Profissional

Associações celebram amanhã o Dia do Idoso em todo o país

Associações celebram amanhã o Dia do Idoso em todo o país
Instituições defendem que é preciso contrariar a ideia de que o envelhecimento “é o causador de todos os males no país”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As associações representativas dos reformados e pensionistas vão assinalar esta quarta-feira o Dia Internacional do Idoso, com ações culturais e políticas em todo o país.
Em declarações à Lusa, Casimiro Menezes, presidente da MURPI – Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos, sublinhou que esta data é “uma oportunidade para homenagear as pessoas idosas, prestando-lhes o justo reconhecimento pelo património de valores e realizações criadas ao longo das suas vidas”. “É um dia para firmar o dever de respeitar os seus direitos, todos os dias, pelo poder político e pela sociedade. Esta é a mensagem que queremos transmitir neste dia a todas as associações que lidam com os idosos e também aos idosos”, disse. Para assinalar a efeméride, a APRe! – Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados também vai promover diversas iniciativas, entre as quais a entrega de um Manifesto em 32 autarquias do país. “A nossa atividade vai ser junto das autarquias, onde vamos entregar nesse dia um manifesto”, que alerta para a necessidade dos municípios dedicarem mais atenção aos idosos, uma população que está a aumentar, e manifesta a disponibilidade da associação em colaborar, contou a dirigente da APRe!, Maria do Rosário Gama.
As associações consideram que é necessário contrariar a ideia de que o envelhecimento “é o causador de todos os males no país”. “Reconhecemos que há um envelhecimento demográfico para o qual é preciso termos soluções para que as pessoas que estão a envelhecer mantenham os seus direitos e a sua intervenção cívica e política muito ativa”, defendeu Casimiro Menezes.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile