Junta da Galiza

Associação Comercial do Porto requalifica túmulo de Ferreira Borges

Associação Comercial do Porto requalifica túmulo de Ferreira Borges

O monumento fúnebre de José Ferreira Borges está a ser requalificado pela Associação Comercial do Porto (ACP). A intervenção ficará concluída em setembro.

 “Este é um acto que se reveste de grande carga simbólica e que decorre da importância de assinalar um dos grandes percursores da Revolução Liberal burguesa, figura que assumiu um papel preponderante na evolução política de Portugal e fundou a Associação Comercial do Porto”, assinala o presidente da ACP, Nuno Botelho.

Ilustríssimo magistrado, José Ferreira Borges faleceu no Porto a 14 de novembro de 1838. A sua morte causou enorme consternação na cidade, conta a ACP. “Como forma de perpetuar a sua memória e dar a muito merecida dignidade aos seus despojos, a Associação Comercial do Porto adquiriu um terreno no Cemitério da Lapa para nele edificar um monumento encimado pelo busto de Ferreira Borges”.

O monumento – que foi erguido um ano após a morte de José Ferreira Borges – constitui uma “importante homenagem a este relevante cidadão portuense, pelo seu valioso contributo para com o desenvolvimento da cidade do Porto e da região norte”.

A recuperação foi iniciada em julho, com a limpeza a vapores não intrusiva do jazigo, e ficará concluída em setembro, com o restauro integral da estrutura circundante em ferro, através da remoção de toda a corrosão existente e posterior galvanização.

“Não podendo concretizar o programa evocativo do bicentenário do Liberalismo, algo que a pandemia veio a inviabilizar, a ACP considera que esta é uma justa e oportuna homenagem a um dos portuenses mais ilustres do século XIX”, remata a Associação.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef