PUB
Philips S9000

Assembleia Municipal do Porto discute hoje empréstimo de 3 milhões de euros

De acordo com informações da câmara, a receita fiscal do primeiro trimestre caiu 3,1 milhões de euros face a igual período de 2012, “o que indicia uma quebra de receita até ao final do ano que justifica a necessidade de meios financeiros alternativos” para alguns investimentos previstos. As obras visam a “beneficiação geral” da Escola Básica Paulo da Gama, em Lordelo do Ouro, que está orçada em 990 mil euros, a “consolidação das Fontainhas”, onde em março houve uma derrocada, e a requalificação parcial da Avenida da Boavista.
Para o deputado da CDU Artur Ribeiro, “é preferível contrair um empréstimo bancário a vender património ao desbarato” para obter receitas. Ainda assim, defendeu, o problema reside no facto de “cerca de 2 terços” deste empréstimo se destinarem ao investimento na Avenida da Boavista, na parte onde se realiza “o circuito” automóvel, que este ano decorre de 21 a 23 de junho e entre 28 e 30 desse mês. “É por causa disso que a CDU se vai abster neste ponto. Concordamos com o restante investimento, nomeadamente para as Fontainhas, mas estamos contra o dinheiro que se gasta no circuito”, sublinhou.
O Partido Socialista também é a favor do empréstimo como forma de contornar a alienação do património “a maus preços”. Os socialistas deverão, à semelhança do CDS, abster-se, mas não rejeitam que parte substancial do empréstimo seja para obras na Avenida da Boavista, alegadamente relacionadas com a prova automóvel que ali terá dentro de pouco mais de um mês. “Não somos contra o circuito. É uma questão de prioridades”, defendeu o deputado socialista Gustavo Pimenta.
Na reunião desta segunda-feira, a “proposta de redução do capital social da empresa municipal Águas do Porto”, de 90 para 80 milhões de euros, será outra das temáticas em análise.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil