Sabe Bem

As vantagens do teletrabalho: um dos maiores benefícios ao alcance dos call centers

As vantagens do teletrabalho: um dos maiores benefícios ao alcance dos call centers

O teletrabalho é uma das tendências laborais mais prevalecentes durante anos no estrangeiro. Nos Estados Unidos da América, mesmo antes de sermos surpreendidos pela pandemia, já um em cada seis empregados trabalhava remotamente.

Também em Portugal, algumas empresas já tinham começado a testar esse modelo. Mas essa tendência acelerou consideravelmente devido à pandemia, com imensas empresas a sentirem-se forçadas a adotar o regime de teletrabalho.

Um dos grandes benefícios dos call centers, tais como os que prestam serviços de Apoio ao Cliente, é exatamente a facilidade com que conseguem implementar esse modelo de teletrabalho, possibilitando assim um enorme leque de vantagens aos seus colaboradores.

Melhoria da saúde mental

Uma grande parte dos colaboradores que trabalham em regime de teletrabalho, assumem sentirem-se mais equilibrados emocionalmente.

Ao trabalhar a partir de casa, o trabalhador tem menos momentos de stress e, apesar de nem sempre ser recomendado, pode manter-se de pijama o dia todo ou fazer uma pequena pausa para cozinhar e regar as plantas.

Menos distrações e maior produtividade

Pode ser agradável estar no local de trabalho, nomeadamente num call center, a socializar com os colegas, mas o ruído de fundo, os telefones a tocar e outros incómodos, fazem com que seja bastante difícil manter a concentração nas tarefas que lhe foram incutidas.

Estudos indicam que a maioria das pessoas que comunicam remotamente, têm menos distrações e sentem que trabalham de forma mais eficiente.

Ao estabelecer como local de trabalho, a sua casa, biblioteca ou outro local calmo à sua escolha, consegue concentrar-se mais facilmente e por mais tempo, evitando as distrações do escritório.

Capacidade de personalizar o trabalho

É muito importante poder fazer a sua própria agenda e ser capaz de adaptar o seu trabalho exatamente como deseja.

Somos todos diferentes e as nossas necessidades variam. Algumas pessoas sentem-se mais inspiradas à noite e outras de manhã cedo. Por conseguinte, temos um melhor desempenho quando podemos equilibrar o nosso trabalho com a nossa vida pessoal. Podemos querer fazer uma pausa para fazer uma refeição com a nossa família, trabalhar ao lado do nosso parceiro ou ao ar livre.

Afinal, as empresas que implementam o teletrabalho, têm uma taxa de desgaste dos funcionários inferior à das empresas que não o fazem.

O teletrabalho é amigo do meio ambiente

Ao reduzir as suas deslocações de e para o escritório, reduz a sua pegada energética. A nível mundial, muitas das emissões de dióxido de carbono são causadas por essas deslocações.

Estima-se que se os trabalhadores trabalhassem metade do dia em casa, reduzir-se-iam os poluentes como se tivéssemos plantado quase 100 milhões de árvores.

Além disso, uma empresa que implementa teletrabalho pode reduzir os custos de construção de infraestruturas, climatização e as suas equipas tornam-se mais flexíveis para trabalhar a partir de qualquer lugar.

Por fim, uma vantagem muito interessante é que a empresa pode encontrar potenciais empregados em qualquer parte do mundo. Ou seja, pode escolher a pessoa mais adequada sem restrições geográficas.

Para a sociedade em geral, além de proteger a saúde pública, o teletrabalho aumenta as oportunidades de emprego para diferentes grupos sociais, como pessoas com deficiência, as jovens mães e pessoas que moram em zonas mais remotas.

Artigo patrocinado

PUB
www.pingodoce.pt/folhetos/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=etaobompouparassim&utm_campaign=institucional