A peça “Mulheres de Shakespeare” encontra-se em digressão nacional e está prestes a chegar à Invicta. Depois do sucesso na Casa das Artes de Famalicão, onde se estreou, é a vez do Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, receber o espetáculo de 11 a 14 de Outubro, às 21h30.
“Os papéis femininos são marcantes nas obras de Shakespeare. Embora relegadas para segundo plano, por contingências certamente mais sociais do que dramatúrgicas, o autor inglês mostra-nos, apesar de tudo, como influenciam de forma decisiva as decisões dos homens, que se assumem como centro de decisão e poder”, lê-se na nota de imprensa enviada à VIVA!.
O espetáculo, que visa “analisar a questão da presença da mulher no âmbito da dramaturgia shakespeariana e, simultaneamente, reflectir sobre a questão do feminino que determina a realização do projecto”, é uma coprodução do Ensemble – Sociedade de Actores, Casa das Artes de Famalicão, São Luíz TM-EGEAC e Teatro Municipal de Bragança, da autoria de Fátima Vieira e Matilde Real, com encenação de Carlos Pimenta.
Em palco, a atriz Emília Silvestre e a cantora Sofia Fernandes representam o espírito do feminino “convocando diversas personagens e personalidades”.
Após a passagem pelo Porto, a peça seguirá para Viana do Castelo onde estará em cena no Festival de Teatro, no dia 18 de novembro, e para o Teatro Municipal de Brangança, no dia 6 de dezembro. Em 2024, é a vez de rumar à capital, mais precisamente ao Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, onde estará patente de 11 a 14 de julho.
Foto: João Fitas