PUB
Recheio 2024 Institucional

As melhores escapadinhas a cerca de uma hora do Porto

As melhores escapadinhas a cerca de uma hora do Porto

Com os dias maiores e bom tempo o que mais apetece é chegar ao fim-de-semana e dar umas escapadinhas. O que nem sempre é fácil é conjugar o pouco tempo disponível que existe com a vontade de explorar e conhecer novos locais.

Por esse motivo, a VIVA! selecionou alguns dos melhores destinos portugueses a cerca de uma hora do Porto. Aproveite para sair da rotina e acabar a semana em grande com uma escapadinha por cidades com centros históricos pitorescos, sítios muito «instragramáveis» ou ariais extensos.  

Arcos de Valdevez
No coração do Minho, Arcos de Valdevez está recheado de paisagens verdes, águas límpidas, casas senhoriais, torres, pontes medievais e miradouros. Quem visita este concelho deixa-se encantar pela sua natureza e história. Explorar a Vila de Soajo, detentora dos famosos espigueiros, ou a Aldeia de Sistelo, conhecida como o “Tibete português”, são tarefas obrigatórias. A nossa sugestão é que se deixe deliciar também com a gastronomia local provando a «Carne da Cachena com Arroz de Feijão Tarreste» ou os «Charutos dos Arcos».

Foto: Município de Arcos de Valdevez

Lamego
Situada a cerca de 12 km das margens do Douro, Lamego é conhecida pela grande Romaria de Nossa Senhora dos Remédios, que acontece todos os anos a 8 de setembro. A escadaria imponente do Santuário é um dos símbolos da cidade, mas existem numerosos monumentos religiosos para conhecer, entre os quais a Sé Catedral e a Igreja de São Pedro de Balsemão. Os pratos típicos também são uma perdição, destacando-se o coelho bravo e o cabrito assado, bem como as bôlas, que podem ser de fiambre, presunto, vinha d’alhos, atum, frango, sardinha e bacalhau.

Foto: Visit Portugal

Caminha
O concelho de Caminha consegue reunir o melhor dos três mundos no que toca ao turismo: tem praia, natureza e um centro cheio de história. Durante o verão há muitos portuenses que procuram a praia de Moledo, Vila Praia de Âncora ou do Forte do Ancão para relaxar e aproveitar as suas férias. A VIVA! sugere-lhe que vá até aos diferentes miradouros disponíveis ao longo do município para que possa apreciar as diferentes paisagens entre a Serra e o Mar. No que toca às iguarias a provar estas dividem-se entre os pratos característicos do litoral como o arroz de sável, a solha seca frita e a parrilhada de peixe; e os pratos das freguesias do interior como o cabrito à «Serra d’Arga» e de «S. Pedro de Varais».

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Foto: Caminha Município (Facebook)

Vila Nova de Cerveira
A pouco mais de uma hora de carro do Porto, Vila Nova de Cerveira é um dos destinos que pode visitar em apenas um dia e combinar com outros concelhos acima sugeridos. Apesar de pequena em dimensão é bastante rica em património. Entre os passeios à beira rio ou pelo centro histórico, às atividades náuticas ou trilhos não faltam pretextos para conhecer esta vila raiana portuguesa. O melhor mesmo são os miradouros que permitem apreciar paisagens maravilhosas. Não deixe, por isso, de passar pelo Miradouro e Capela da Senhora da Encarnação, Miradouro da Pedra Furada, Miradouro Porta do Céu, e pelo, mais famoso, Miradouro do Cervo.

Foto: Município Vila Nova de Cerveira (Facebook)

Esposende
Esposende é conhecida pelas suas belas praias de Fão, Ofir e Apúlia, sendo esta uma ótima escapadinha para aqueles que gostam de repor as suas energias em frente ao mar. No entanto, existem outros pontos de interesse a visitar no município, nomeadamente o Parque Natural do Litoral Norte, o Castro de São Lourenço, o Forte de São João Baptista, a Barca do Lago e o Miradouro da Restinga do Cávado. Como sabemos que os nossos leitores também gostam de aconchegar o estômago aconselhamos a provar a tainha, o sargo, a lampreia e as famosas e adocicadas clarinhas de Fão.

Foto: Visite Esposende

Águeda
Quando pensamos em Águeda associamos rapidamente às ruas repletas de cor devidos aos vários guarda-chuvas pendurados. Estes são uma espécie de cartão postal da cidade e, sem dúvida, um dos sítios mais «instragramáveis» para fazer fotografias. Mas há muito mais para conhecer neste concelho do distrito de Aveiro. Sugerimos a Pateira de Fermentelos, considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica, o Museu Etnográfico da Região do Vouga ou diversas praias fluviais. Na gastronomia não pode deixar de degustar o leitão assado, a lampantana com carne de carneiro ou cabra, e nos doces as «barrigas de freira» e ou os típicos pastéis de Águeda.

Foto: Luís Pedro Fonseca (Shutterstock)

Foto destaque: Turismo Centro de Portugal

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem