PUB
Sogrape - Mateus Rosé

As 4 curiosidades sobre a Páscoa que todos devem conhecer

As 4 curiosidades sobre a Páscoa que todos devem conhecer

Quem nunca ouviu falar do coelho da Páscoa? O coelho da Páscoa, tal como os ovos pintados, é uma parte importante da Páscoa e das tradições associadas à festividade.

E é isso que queremos partilhar consigo hoje. Neste conteúdo vamos partilhar algumas das curiosidades associadas a este momento do ano e algumas das tradições mais conhecidas em todo o mundo, para que fique com um pouco mais de conhecimento sobre a Páscoa.

As curiosidades e tradições associadas à Páscoa

A data de comemoração não é fixa

Ao contrário do que acontece com outras festividades (cristãs ou não), a data de comemoração da Páscoa não é fixa.

Para se saber qual a data de comemoração desta festividade em Portugal, será necessário descobrir qual o dia da primeira lua cheia após o início da primavera. A Páscoa será celebrada no primeiro domingo após esse dia de lua cheia. 40 dias antes do Domingo de Ramos, comemora-se o Carnaval.

Mas não deveria ser ao contrário? Descobre-se o carnaval e a partir daí conta-se os dias para a Páscoa? Recomendamos este conteúdo da Ecclesia para esclarecer as suas dúvidas acerca deste assunto.

https://cdn.pixabay.com/photo/2017/02/23/21/58/easter-2093315_960_720.jpg

Os ovos são o símbolo mais conhecido da Páscoa

A troca de ovos é uma tradição muito antiga e que passou a ser usada na Páscoa, sendo que no momento os ovos são vistos como símbolos da ressurreição de Cristo. Atualmente o mais comum é dar ovos de chocolate, mas antigamente existia a tradição de decorar a casca dos ovos depois de retirar a gema e a clara.

O grande problema dessas duas opções de ovos da Páscoa é que os desenhos dificilmente são complexos ou com temas mais voltados para a religião. Felizmente já existem ovos da Páscoa com imagens na temática em lojas de artigos religiosos. A Holyart é uma dessas lojas de artigos religiosos e pode comprar ovos com a imagem da Sagrada Família, de Cristo, de Nossa Senhora do Lírio Branco, de Anjos da Guarda, entre outros, e receber no conforto da sua casa. Se quiser receber antes da Páscoa, faça a sua encomenda o mais cedo possível.

Easter, Easter Bunny, Egg, Easter Eggs, Happy Easter

Tradição do coelho da Páscoa

O uso do coelho como símbolo da Páscoa é mais recente, mas a ideia é a mesma da do ovo da Páscoa: começo de uma vida nova.

O coelho encontra-se em chocolates, pintado em ovos, nos filmes de animação da temática e em atividades para os mais novos que acontecem nesta data comemorativa. Nas atividades é comum existir um coelho que entrega ovos da Páscoa ou um coelho que esconde os ovos no espaço onde os mais novos estão a ter a atividade.

Também existe uma lenda que fala um pouco dos ovos da Páscoa e do coelho. A lenda conta que uma mulher pobre escondeu ovos da Páscoa num ninho para dar aos seus filhos na Páscoa. Mais tarde, os miúdos descobriram os ovos e, no momento, viram um coelho a correr. E, por essa razão, existe a fama de que é o coelho quem entrega os ovos aos mais novos.

Celebrações ao redor do mundo

Cada país tem uma forma diferente de celebrar a Páscoa. Portugal, por exemplo, junta a família para um almoço com os pratos tradicionais e entrega ovos ou amêndoas aos mais novos.

Na Noruega, a tradição consiste em ver séries ou filmes, ler ou ouvir histórias sobre investigações e crimes. E sim, é algo muito comum no país, ao ponto de serem partilhadas histórias na rádio e de serem impressas histórias em embalagens de leite.

Na ilha de Corfu, os habitantes atiram os seus jarros de barro pelas varandas como forma de afastar os maus espíritos. Esta tradição já existe desde o século XVI.

E existem muitas mais! Na Polónia existe uma batalha de água, em França escondem-se ovos (que, depois de encontrados, são comidos ou é feita uma batalha) e em Luxemburgo existe a distribuição do Pretzel. As tradições não acabam!

Gostou destas curiosidades? Conhece mais alguma? Se sim, partilhe connosco.

Artigo Patrocinado

PUB
PD-Bairro Feliz