PUB
Recheio 2024 Profissional

Artistas ucranianos apresentam projetos no Teatro Carlos Alberto

Artistas ucranianos apresentam projetos no Teatro Carlos Alberto

O Teatro Carlos Alberto apresenta no domingo, dia 31, os projetos desenvolvidos no âmbito de Ucrânia – Palco Livre, um programa dirigido a artistas de teatro e profissionais da cultura ucranianos a residir em Portugal.

Em comunicado, a organização do evento revela que estes artistas e agentes culturais se instalaram em Portugal, no contexto da guerra e da crise humanitária na Ucrânia.

“No fecho da temporada 2021-2022, cedemos o palco a «Cinco Estações», apresentações públicas de projetos desenvolvidos no âmbito de «Ucrânia – Palco Livre», um programa do Teatro Nacional São João”, estrutura que engloba o Teatro Carlos Alberto.

Desta forma, no próximo domingo, em «A Minha Mãe Está Doente», a partir de «Através da Pele», da dramaturga ucraniana Natalia Blok, a encenadora Svitlana Gordiienko apresenta um breve ensaio sobre os efeitos subcutâneos da guerra e do que vier depois.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Daria Zhuravel convocou os participantes do projeto para colocarem na curta-metragem «Postal», cenas do processo interior de superação da experiência traumática que os une, e a pianista Iryna Kudielina interpreta obras dos compositores ucranianos Mark Karminsky, Valentyn Silvestrov e Olena Antonik.

O programa fica completo com «Palco Livre: Crónicas», uma projeção de fotografia de Ira Marconi e, com Vidpunkto, um projeto de videodança de Daria Yeremenko.

Estes artistas ucranianos, refugiados em Portugal, receberam bolsas artísticas do Teatro Nacional São João, tendo incitado de imediato o desenvolvimento de projetos para esta instituição, tal como tinha sido anunciado em maio.

As bolsas foram atribuídas no âmbito do projeto “Ucrânia – Palco Livre”, com uma dotação de 75.000 euros, criado pelo Nacional S. João.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem