PUB
Recheio 2024 Institucional

Artistas internacionais vão pintar o Porto ao vivo

Artistas internacionais vão pintar o Porto ao vivo

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A Plein Air Week integra sessões de pintura ao vivo, conversas, visitas, workshops e masterclasses sobre Pintura, Desenho e Gravura.

Entre os dias 4 e 8 de maio, Aleksejs Naumovs e Kristaps Zarins (Reitor e Vice-Reitor da Academia de Arte da Letónia, respetivamente) vão percorrer diversos espaços portuenses, brindando o público com sessões de pintura ao vivo, nas quais será possível ver artistas a trabalharem in loco. Os dois letãos são os convidados da Plein Air Week, iniciativa dinamizada pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP) que trará à cidade Invicta alguns dos maiores especialistas internacionais em Plein Air. Durante quatro dias, os portuenses poderão, assim, testemunhar “os recursos e as soluções técnicas, bem como a concentração e envolvência emocional necessária para a realização deste tipo de pintura”.
Além das sessões de pintura ao vivo (a decorrer entre as 14h30 e as 18h30), o programa do evento integra ainda um ciclo alargado de conversas, visitas, workshops e masterclasses sobre Pintura, Desenho e Gravura, liderados por sete artistas provenientes de Riga, Verona e Wroklaw. As atividades encerram no dia 8, pelas 18h00, com a inauguração, no Museu da FBAUP, da exposição “Cidades do Mundo”, de Aleksejs Naumovs e Kristaps Zarins. De referir que a mostra reúne algumas das pinturas realizadas pelos dois pintores noutros locais do mundo, nomeadamente em Veneza, Lisboa, Nova Iorque, Atenas, Riga, Madrid e Paris.
A Plein Air Week surge integrada na segunda edição do “Pure Print – ELEMENTS, Encontro Internacional de Gravura”, que decorre até junho na FBAUP.

PUBLICIDADE