PUB
Santander Saúde

Artista portuense pinta mural junto à Ponte Luiz I

Artista portuense pinta mural junto à Ponte Luiz I

O artista portuense Hazul terminou, recentemente, a pintura de um novo mural, com cerca de 40 metros quadrados, que pode ser contemplado pelas milhares de pessoas que, diariamente, atravessam o tabuleiro superior da ponte Luiz I, entre a zona da Sé e o Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia.

A obra em causa, que nasceu de uma conversa entre o fundador do projeto “Adoramus”, Filipe Ferreira, e o “instagramer” Kitato, foi pintada numa “empena da loja de produtos conventuais Adoramus, entre os números 69 e 71, na parte pedonal da Avenida Vimara Peres”.

“Esta zona foi no passado e agora volta a ser uma das portas de entrada da cidade. Daí que queira aqui deixar um dos meus portais, um desenho que tem sempre muitas interpretações possíveis”, sublinhou o artista, citado em comunicado.

Para Hazul, esta pode ser “uma passagem para outra dimensão, outra realidade ou estado”. “Pode significar uma mudança de um lugar ou uma alteração de um sentimento. Faz parte de uma série de desenhos que tenho desenvolvido e, neste caso particular, pela localização e pelo formato da parede, permite diferentes leituras — da mais simples à mais metafísica — principalmente a quem chega ao Porto vindo de Gaia, sejam locais ou turistas”, explicou.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Citado no mesmo comunicado, Filipe Ferreira comparou a obra de Hazul à obra barroca “A Deposição da Cruz”, do pintor flamengo Peter Paul Rubens, referindo que pela arte se “consegue materializar amor e silêncio”. “O Hazul criou a sua interpretação de um portal para o essencial”, indicou.

Kitato sublinhou também a importância do trabalho de Hazul na cidade nas duas últimas décadas. “Escondeu-se nos becos e ruelas do Porto, ocupou paredes e ruas que foram ganhando vida, resistiu a políticas pouco ou nada amigas da cultura. Por tudo isso, por fazer parte da cultura de rua portuense, a sua obra merece ser admirada por quem diariamente circula na Ponte Luiz I e também pelos milhares que a visitam do nascer ou pôr-do-sol”, completou.

Fotografia: Filipa Brito | Porto.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz