PUB
Recheio 2024 Institucional

ART & TUR

ART & TUR
Turismo e cinema juntos para nona edição do Art&Tur em Gaia

A nona edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo Art&Tur arranca na próxima quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, e terminará no dia 22, sábado. Este ano, o evento conta com um número recorde de filmes participantes: 301 obras de 52 países.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O Festival, organizado pela Associação Portuguesa de Turismologia (APTUR) e pela BRIDGE – Events and Entertainment, pretende instituir no país um evento pioneiro que seja, simultaneamente, um polo de criatividade e inovação no domínio da promoção turística e um fórum de reflexão sobre as novas tendências do turismo, facilitando o diálogo entre os especialistas universitários e os representantes do setor empresarial.

Na apresentação da edição deste ano, que decorreu no Convento de Corpus Christi, o diretor do Art&Tur e vice-presidente da organizadora Associação Portuguesa de Turismologia, Hugo Marcos, disse que se trata de um festival que consegue “aliar a Sétima Arte a um dos maiores setores da economia que é o turismo”.
art_turO evento, que decorre entre o Auditório Municipal de Gaia e o Convento Corpus Christi, começa na quarta-feira, às 9h, no Auditório, com a “International Conference on Cinema & Tourism” e, durante a tarde, já no Convento, e entre as 14h30 e as 18h, haverá a exibição de filmes e workshops.
No dia seguinte, 20 de outubro, a conferência continua na parte da manhã, e à tarde, para além da exibição de obras e workshops, haverá, entre as 17h e as 17h30, uma “Destination Experience: África do Sul”. 
No dia 21, sexta-feira, continuará o Fórum Art &Tur com a exibição de filmes e, da parte da tarde, ocorrerá a cerimónia da entrega de prémios do festival.
No sábado, a exibição de filmes e as formações continuarão no Convento para encerrar o festival. Estas atividades, incluídas no Fórum incluem debates e oficinas sobre ciência.
arttur2Os filmes que vão para o ar têm em comum o facto de se focarem sobre temas relacionadas com diferentes locais do mundo, como os Pirinéus, vários países da Europa ou as Maldivas. As obras são provenientes dos quatro cantos do mundo.
A conferência, que incide na relação do turismo à sétima arte, contará com oradores ligados ao audiovisual e aio turismo, como por exemplo o presidente da Fundação Ulisses, Eduardo Fayos-Solà e a  investigadora sul-africana Tanja Sakota.
A participação na conferência e nas oficinas é gratuita.
PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce