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ARS Norte diz que atendimento urgente de doentes do Porto foi “reconfigurado”

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A ARSN defendeu que o atendimento de situações urgentes da cidade do Porto foi reconfigurado, através da criação de dois atendimentos mais baratos.

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) sublinhou esta sexta-feira que o apelidado “encerramento” do Serviço de Atendimento de Situações Urgentes (SASU) do Porto foi, na verdade, uma “reconfiguração”, traduzida na criação de dois atendimentos, mais baratos e próximos da população. Basicamente, a alteração traduziu-se no alargamento do horário das unidades de saúde do Covelo [zona oriental] e da Carvalhosa [zona ocidental]”.
Em comunicado enviado às redações, a ARSN defendeu que esta forma de atendimento complementar traz benefícios acrescidos para o utente, nomeadamente na redução do valor da taxa moderadora, que passa de 10 euros (atendimento em urgência) para 5 euros”. Em declarações à Lusa, a entidade não quis comentar o fecho do SASU da rua da Constituição, informando apenas que foram criados, a partir do início deste ano, dois serviços de Atendimento Complementar, um para os utentes do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Porto Oriental e outro para os do Porto Ocidental, ambos a funcionar nos dias úteis a partir das 20:00, com encerramento previsto para as 22:00 e 22:45, respetivamente. A ARSN explicou ainda que os atendimentos complementares se destinam aos utentes “portadores de situações agudas que ocorram fora do horário de funcionamento da respetiva unidade funcional de saúde” e “a garantir a continuidade de cuidados curativos em dias não úteis”.

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