RECHEIO 50 ANOS

Arranca esta sexta-feira “ano da Alemanha” na Casa da Música

Arranca esta sexta-feira “ano da Alemanha” na Casa da Música

“Made in Germany” inicia esta sexta-feira, 13 de janeiro, na Casa da Música. Trata-se do primeiro ciclo do ano, dedicado à Alemanha, e prolonga-se até dia 29, com duas estreias nacionais.

A conferência-debate “Música, uma história da Alemanha” está marcada para as 19h30 e vai contar com as presenças de Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, e Daniel Moreira, subdiretor do departamento de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Os dois responsáveis vão “refletir sobre o enquadramento histórico, social, cultural e até religioso daquele país”.

Mais tarde, pelas 21h00, vai fazer-se ecoar a “Abertura Oficial”, ao som de “duas referências da música orquestral germânica dos últimos 130 anos”: “Photoptosis”, de Bernd Alois Zimmermann, e “Uma vida de herói”, de Richard Strauss, informa a Casa da Música.

O concerto, sob direção do maestro Stefan Blunier, vai estar cargo da Orquestra Sinfónica do Porto.

As estreias nacionais acontecem nos dias 21 e 22 de janeiro, respetivamente, com as obras “A House of Call. My Imaginary Notebook”, de Heiner Goebbels, e “Speicher”, de Enno Poppe, “num concerto único e dirigido pelo próprio”.

A programação do ciclo pode ser consultada, em detalhe, na Agenda Cultural da VIVA!.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem