CIN - Branco Perfeito

Área Metropolitana do Porto vai ter novo sistema de videovigilância contra incêndios

Área Metropolitana do Porto vai ter novo sistema de videovigilância contra incêndios

Na passada sexta-feira, a A Área Metropolitana do Porto (AMP) anunciou que a fase de testes do novo sistema integrado de videovigilância destinado à prevenção de incêndios florestais, foi concluída com sucesso.

O sistema de vigilância vai abranger as áreas florestais de nove dos 17 municípios da AMP, identificadas como prioritárias pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e situadas nos concelhos de Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Santo Tirso, Maia, Valongo, Paredes, Gondomar, Vale de Cambra e Arouca.

No total serão 33 câmaras instaladas em 11 torres de vigilância. Todo o projeto teve a aprovação da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), embora com restrições: não é permitida a captação ou gravação de sons, as câmaras não farão visualizações sobre edifícios privados e as funcionalidades analíticas dos sistemas apenas “são permitidas para a deteção de colunas de fumo e focos de incêndio”.

É ainda obrigatório que todas as intervenções no sistema sejam efetuadas sob o controlo da GNR, enquanto força de segurança responsável pelo tratamento de dados.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem