No próximo ano, o encontro de presidentes das áreas metropolitanas da Europa vai decorrer na região do Porto.
A notícia foi avançada à Visão pelo presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP), Eduardo Vítor Rodrigues.
A decisão dos presidentes da Áreas Metropolitanas da União Europeia foi tomada quarta-feira, em Lyon, no segundo (e último) dia do encontro das Autoridades Metropolitanas Europeias.
Helsínquia e Viena eram as outras cidades candidatas a acolher o quinto Encontro Anual da Áreas Metropolitanas Europeias, mas a escolha acabou por recair sobre o norte de Portugal.
O encontro deverá acontecer em outubro, sendo que o local exato ainda vai ser discutido. Eduardo Vítor Rodrigues considera que o evento vai trazer “centralidade” à região e ao país no debate sobre o caminho a percorrer para criar modelos de cidade que consigam responder aos novos desafios.
À Visão, o também autarca de Vila Nova de Gaia destacou que nessa altura, a União Europeia vai estar a concluir a discussão do próximo quadro comunitário. Vitor Rodrigues considera, assim, que reunir as autoridades metropolitanas em Portugal dá “mais visibilidade” ao país e significa mais “capacidade de pressão” junto dos decisores de Bruxelas que terão de votar o documento.
Este ano, no Encontro Anual da Áreas Metropolitanas Europeias que decorreu em Lyon, foi discutido o papel das Áreas Metropolitanas em matéria Social. Além da Educação e da Saúde, estiveram em cima da mesa as questões da Habitação e da Mobilidade. “Estas conferências têm como objetivo não só discutir políticas e estratégias metropolitanas mas também perceber e analisar como poderão as Áreas Metropolitanas ter um papel mais participativo e mais reforçado na União Europeia e na definição das políticas europeias”, explica a AMP.