Bairro Feliz - PD

Aprovado projeto para heliporto no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho

Aprovado projeto para heliporto no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho

Com projeto já aprovado e validado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho prevê a construção de um heliporto.

Segundo Rui Guimarães, presidente do conselho de administração, o heliporto que será construído no topo do edifício, “faz todo o sentido” o mesmo ter capacidade de receber doentes helitransportados sem que eles tenham de ir para uma outra estrutura e, daí, transportados de ambulância para Gaia, sendo que o centro hospitalar realiza “muitas cirurgias de reimplante” de doentes de outras áreas do país.

O médico explicou que a localização de Gaia, concelho do distrito do Porto, é “estratégica” porque tem uma área de influência “muito grande” a sul do Douro, e acrecenta que o edifício permite colocar um heliporto no seu topo, fazendo com que o transporte seja vertical.

“É o único hospital daqui até Coimbra que tem todas as valências médico-cirúrgicas e, por isso, faz sentido que tenha disponível um equipamento de transporte [heliporto]”, vincou.

A construção do heliporto, segundo projeta, será realizadaa na sequência das obras: “faz sentido que esta próxima fase de obras do hospital englobe este projeto porque há custos que são diluídos, desde logo a montagem do estaleiro e das gruas”.

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz