Revista Sabe Bem (Setembro/Outubro) - PD

Aprovado financiamento para a construção da Unidade de Saúde dos Carvalhos

Aprovado financiamento para a construção da Unidade de Saúde dos Carvalhos

A Unidade de Saúde dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, acaba de ver aprovado o financiamento de cerca de 30% ao abrigo do Programa Norte 2020, através dos fundos disponibilizados pelo FEDER. Dos cerca de 4,3 milhões de euros de investimento, que inclui a construção e a aquisição de equipamento básico e administrativo, a Câmara Municipal contará com uma comparticipação na ordem dos 1,3 milhões de euros.

Em causa está a construção de um equipamento, destinado a abrigar três unidades de saúde, duas das quais de saúde familiar – USF Monte Murado e USF Vilar Saúde – e uma unidade de cuidados da comunidade.

Segundo a autarquia, a Unidade de Saúde dos Carvalhos irá “corresponder às necessidades assistenciais da saúde da população de forma mais equilibrada” e “permitir a melhoria das condições físicas e funcionais para utentes e profissionais”, proporcionando, assim, melhor acesso, mais qualidade e mais humanização dos cuidados”.

No comunicado divulgado, o município de Gaia recorda o interesse e disponibilidade em, desde logo, ceder, a título gratuito, à Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), um imóvel/terreno destinado à edificação do novo centro de saúde dos Carvalhos.

“O terreno, já selecionado pela ARSN, situado junto à zona da Feira dos Carvalhos, ocupa parcialmente imóveis da propriedade de várias famílias que, reconhecendo a utilidade pública deste projeto, manifestaram disponibilidade em ceder os terrenos gratuitamente ao município, nomeadamente por via de direito privado”, explica.

A autarquia, liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, assume, assim, a cedência do terreno e a obra, enquanto que a ARSN fica com a responsabilidade de “elaborar o programa funcional e o projeto de execução”.

PUB
 www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-bifedeatum&utm_campaign=sabordomes