PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Aprender a melhorar a “qualidade de vida” no trabalho

Aprender a melhorar a “qualidade de vida” no trabalho

O emprego assume uma importância fulcral no dia a dia dos cidadãos, tanto pelo facto de ser uma condição necessária para um posterior rendimento financeiro como por lhe dedicarmos a maior parte do nosso tempo. Seja no local de trabalho ou em casa, é importante que cada pessoa se sinta o mais realizada possível com o que faz e consiga tirar do seu emprego toda a “felicidade e bem-estar”.

Para atingir estas máximas é importante, antes de tudo, conseguir trabalhar em algo que “lhe dá prazer”. “Por vezes é difícil conquistarmos o emprego dos nossos sonhos, mas fazer algo que nos dá prazer é essencial para nos sentirmos bem no local de trabalho e sermos felizes”, escreve a empresa Hotmart, que partilha cinco dicas importantes para ajudar a sociedade a melhorar a sua qualidade de vida no trabalho.

O primeiro conselho é, assim, listar todas as “habilidades e interesses” que cada cidadão pode utilizar nas suas empresas e encontrar “pontos em comum com a chefia”, para que se atinja uma maior sensação de bem-estar.

Adicionalmente, é importante dizer “«não» à procrastinação”. Deixar as tarefas para mais tarde serve apenas para “acumular trabalho, aumentar a ansiedade e desorganizar a agenda”, pelo que, por mais tentador que seja “adiar tudo até ao último momento”, é fundamental “tratar de todos os assuntos atempadamente, aumentando a sua eficiência e evitando problemas de última hora”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A empresa global de tecnologia considera ainda que “aprender a trabalhar em equipa” é igualmente importante para que a felicidade reine em ambiente laboral, até porque, destaca, “team work makes the dream work”. “Se deseja ter qualidade de vida no trabalho, abrace o trabalho em equipa. Isto permite não só que as tarefas sejam feitas com qualidade, mas ajuda também no seu crescimento pessoal (e dos seus colegas) através da troca de conhecimentos”, refere, acrescentando que, desta forma, é possível delinear objetivos e trabalhar em prol dos mesmos.

De forma a melhorar o desempenho profissional, os cidadãos devem “separar o trabalho da vida pessoal” e a razão para esta recomendação, explica a Hotmart, é simples: “se todo o foco estiver voltado para o trabalho, com o tempo a sua qualidade de vida diminuirá e sentir-se-á mais cansado, desmotivado e impaciente”. O equilíbrio parece ser o segredo e, por isso, é necessário saber, também, reservar algum tempo para desfrutar com a família, sair com os seus amigos, viajar, ler um livro ou fazer outro hobby.

Por último, e não menos importante, é essencial que, diariamente, exista o compromisso de ser “criativo”. Isto não significa que os profissionais inventem novos produtos e serviços todos os dias, mas sim que sejam capazes de “olhar para as atividades do quotidiano e pensarem em outras formas de as realizar”. “Poderá chegar a boas conclusões para partilhar com os seus colegas e, assim, aumentar a qualidade de vida de todos”, completa o comunicado divulgado pela empresa.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz