PUB
Recheio 2024 Institucional

App inovadora junta doentes com suspeitas de covid-19 com profissionais de saúde

App inovadora junta doentes com suspeitas de covid-19 com profissionais de saúde

Chama-se #TodosPorUm e foi desenvolvida pela Lusíadas Saúde em parceria com a Outsystems para “avaliar sintomas suspeitos de covid-19 e colocar os doentes em contacto direto e imediato com um médico ou enfermeiro” que pretenda disponibilizar-se para dar apoio à população.

A aplicação “está programada para fazer uma primeira avaliação dos sintomas introduzidos pelo utilizador reunindo informação e unindo critérios, podendo-lhe ser recomendado que faça uma avaliação médica adicional”, explica o comunicado enviado à VIVA!, adiantando que, posteriormente, o doente é “reencaminhado para um chat com um profissional de saúde que é responsável por acompanhar o seu processo e dar as orientações clínicas necessárias naquele momento”.

Segundo os promotores, esta é uma forma de ampliar o acesso aos cuidados de saúde e prevenir a corrida aos hospitais, centros de saúde e clínicas “quando não é benéfico clinicamente”. Contudo, “não substitui cuidados de saúde regulares ou de emergência médica”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Na Lusíadas Saúde acreditamos no potencial da tecnologia para aumentar a segurança nos sistemas de saúde, assim como para ampliar capacidade de resposta, mantendo bem claro a importância da relação profissional-doente. Estamos cientes do trabalho dos profissionais no terreno, por isso, quisemos contribuir com uma ferramenta, aberta a todos os médicos e enfermeiros portugueses, que pudesse apoiar a população, no momento atípico que vivemos”, salienta Antunes Pereira, CEO da Lusíadas Saúde.

O mesmo considera Paulo Rosado, CEO da OutSystems, que acredita que a aplicação “vai ser muito significativa para todas as pessoas que estão neste momento isoladas e a questionar o seu estado de saúde”. “Juntamente com especialistas do grupo, garantimos que estas pessoas recebem as diretrizes corretas, consoante os seus diagnósticos, sem ter que sair de casa. Agora é tempo de lançar, ouvir o feedback, e responder rapidamente”, completa.

A aplicação é totalmente gratuita e pode ser descarregada aqui. Na informação divulgada, os promotores revelam ainda que “todos os profissionais de saúde podem colaborar em regime de voluntariado”, bastando apenas que submetam o seu registo na aplicação.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem