PUB
Philips S9000

App criada no Porto reconhecida pelas Nações Unidas

App criada no Porto reconhecida pelas Nações Unidas

Os World Summit Awards 2021 procuraram inovações digitais com um impacto social e encontraram a “ZoomGuide”, uma aplicação móvel desenvolvida por estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que funciona como uma espécie de guia turístico que recorre a inteligência artificial.

A chancela das Nações Unidas foi assim atribuída à app que se categorizou como uma das melhores propostas na área da “Cultura & Turismo”.

Os criadores da aplicação foram Pedro Carvalho e Afonso Cunha, do Mestrado em Engenharia e Software da FEUP, e segundo Afonso, “a plataforma digital permite que organizações como museus, monumentos, palácios e cidades deem a conhecer aos seus visitantes e turistas as histórias que estes espaços têm por contar”.

Segundo o “Notícias UP”, a “ZoomGuide” pretende “tornar a descoberta da cultura mais interativa e acessível, dando a possibilidade aos utilizadores de aceder a conteúdos multimédia disponíveis em várias línguas” e “às cidades e locais a oportunidade de interligarem ofertas e de promoverem a cultura e o turismo”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

”Para o fundador da “ZoomGuide”, “os vencedores deste ano [dos World Summit Awards] são um exemplo de como as aplicações no digital podem ajudar a proteger o ambiente, apoiar os cuidados de saúde, fornecer uma educação inclusiva e de alta qualidade, conectar pessoas e partilhar informações relevantes”.

A World Summit Awards foi fundada em 2003 e é uma iniciativa organizada pelas Nações Unidas que procura e premeia ideias “com um claro foco na inovação digital com impacto social e na relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.

Este ano, estiveram presentes 180 países na fase internacional do concurso, uma parte da série de iniciativas que envolvem atividades com startups, empreendedores sociais, mentores, palestrantes, especialistas, líderes governamentais, academia e sociedade civil na promoção da inovação social local. Ao todo, foram premiadas 40 soluções.

Fotografia: ZoomGuide

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem