PUB
Recheio 2024 Institucional

Aplicação cria sensores de equipamentos no Porto

Com esta aplicação, criada para utilizar em projetos de investigação de diversas áreas como a engenharia e a psicologia, os utilizadores podem gravar, de forma consciente e voluntária, o seu dia a dia através de sensores embebidos nos seus telemóveis. Recentemente concluída, a SenseMyCity está a ser testada e o próximo projeto em que vai ser utilizada será com a Polícia de Segurança Pública, para análise do bem-estar dos profissionais. O processo é simples: o utilizador grava a sua rotina através de sensores embebidos no seu smart phone e, posteriormente, visualiza-a numa página web criada para o efeito. A recolha e análise desses dados (algoritmos) pode levar a algumas conclusões quanto ao consumo de combustível por viagem, identificação de zonas com trânsito mais lento, locais ou situações que aumentam os níveis de stress dos condutores, entre outros. Esta mesma análise poderá ser utilizada de forma a otimizar rotas e consumos, ou seja, através da aplicação é possível, por exemplo, identificar pessoas com padrões de mobilidade semelhante (potenciando a partilha de automóvel e boleias) e cartografar a inclinação das ruas da cidade de forma a sugerir rotas para bicicletas com pouca inclinação e piso liso.
Esta aplicação pode ainda ser usada para análise dos dados agrupados de vários utilizadores (crowdsensing) possibilitando a realização de estudos longitudinais de stress profissional que integram questionários e sensores vitais e podem ser aplicados a bombeiros, motoristas de autocarro ou polícias.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Future Cities
A aplicação SenseMyCity foi desenvolvida no âmbito do projeto Future Cities – que pretende dotar a cidade do Porto de sensores e equipamentos que potenciem investigações futuras – para ser utilizada na investigação de algoritmos, áreas da engenharia (performances; aumento de eficácia, etc.) e da psicologia (análise dos níveis de stress). Foi criada para funcionar em conjunto com outros projetos de recolha de dados e não isoladamente, com uma vertente consciente e voluntária por parte do utilizador.
O Future Cities Project, sediado na Faculdade de Engenharia da U. Porto (FEUP), é um projeto de capacitação liderado pelo Centro de Competências para as Cidades do Futuro da Universidade do Porto que está a ser implementado num modelo de laboratório vivo (Living Lab), tendo a cidade do Porto como base.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil