RECHEIO 50 ANOS

“Apenas o SNS disponibiliza vacinas”, alerta PSP

“Apenas o SNS disponibiliza vacinas”, alerta PSP

Numa altura em que o plano de vacinação em Portugal vai avançando, esta semana com o arranque de uma nova fase, que engloba os idosos com mais de 80 anos e as pessoas com idade igual ou superior a 50 anos com patologias associadas, a Polícia de Segurança Pública (PSP) partilhou uma publicação onde alerta que “apenas o Serviço Nacional de Saúde disponibiliza vacinas (genuínas) contra a covid-19”. 

Com este comunicado, a PSP adverte os cidadãos para a existência de eventuais burlas. 

Desta forma, caso se depare com a disponibilização de vacinas contra o novo coronavírus promovidas por outro meio se não o SNS, de forma presencial ou através da através da internet, deve informar as autoridades, visto que “será certamente ilegal”. 

A PSP destaca a possibilidade de burla com venda de produto adulterado, que “na melhor das hipóteses será um placebo e, na pior, pode conter elementos químicos prejudiciais para a saúde”.  

Além disso, coloca também como hipótese o “furto de identidade”. “Muitas das fraudes com produtos inexistentes ou falsos pretendem aceder aos dados pessoais dos compradores. Conhecendo o correio eletrónico, nome, data de nascimento, morada e número de telefone de uma pessoa, é possível um terceiro assumir essa identidade”, explica nas suas redes sociais. 

“Confie nas autoridades de saúde. Proteja-se e projeta os outros”, reforça a força de segurança. 

Recorde-se que já em meados de janeiro o Serviço Nacional de Saúde (SNS) havia alertado os portugueses para uma situação semelhante. Em causa estava a circulação de uma mensagem fraudulenta a propósito do plano de vacinação covid-19, que estava a ser enviada em seu nome.  

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem