PUB
Recheio 2024 Institucional

Apenas 23% dos portugueses já planeia as férias de verão

Apenas 23% dos portugueses já planeia as férias de verão

A pouco mais de um mês do início do verão, são poucos os portugueses que, apesar da evolução favorável do plano de desconfinamento, já têm as suas férias planeadas. De acordo com o Observador Cetelem, apenas 23% dos portugueses têm já planos para as férias, sendo que um número significativo de inquiridos (47%) ainda não sabe como estas serão. 

A intenção dos portugueses em fazer férias de verão sofreu uma ligeira redução em relação a maio de 2020, mês em que 26% já tinha estipulado os seus planos.  Já em fevereiro do ano passado, altura em que ainda não se registavam casos de covid-19 em Portugal, verificava-se uma contração, com 46% a ter intenção de férias, sendo que 40% ainda não sabiam. Números bastante inferiores quando comparados com 2019, ano em que 71% dos portugueses revelavam intenções de ir de férias durante este período. 

No que respeita aos distritos dos inquiridos com planos já definidos, o Porto destaca-se como o segundo mais baixo, contabilizando apenas uma percentagem de 6%. É nos distritos da Guarda (56%), Braga e Castelo Branco (cada um com 48%) que os portugueses manifestam maior intenção de ir de férias. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O grupo etário com maior vontade de fazer férias este verão situa-se entre os 25 e os 34 anos, além dos portugueses que “trabalham por conta de outrem e os que consideram a sua situação económica boa”, indica o estudo. 

Relativamente ao tipo de destino preferido para férias, os dados mostram que a praia se mantém como destino de eleição para 62% dos portugueses. Contudo, parece começar a verificar-se também “uma tendência crescente” para ir de férias para o campo (22% vs. 17% em fevereiro de 2020). Já as férias na cidade, completa o Observador Cetelem, vão perdendo cada vez mais força (25% vs. 33% em fevereiro de 2020).

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce