PUB
Philips S9000

Anunciados novos oradores para o TedxPorto 2024

Anunciados novos oradores para o TedxPorto 2024

Sob o tema “Legado”, a edição 2024 do Tedx Porto apresenta-se no Centro de Congressos da Alfândega do Porto no próximo dia 27 de abril e há novos oradores confirmados. Tratam-se de Pilar del Rio, jornalista e presidenta da Fundação José Saramago, Teresa Paiva, médica neurologista e especialista em medicina do sono, e José Manuel Mendonça, engenheiro eletrotécnico e presidente do Conselho de Administração do INESC TEC, que se juntam, assim, aos já anunciados Alfredo Cunha, Stefan Sagmeister, Catarina Oliveira e José Pacheco.

De acordo com os promotores, Pilar del Rio subirá ao palco do Tedx para abordar o poder das palavras, numa apresentação intitulada “Como perpetuar as histórias e ideias de alguém que já não está fisicamente presente?”.

A autora de “A Intuição da Ilha”, uma obra que explora os dias de Saramago em Lanzarote, falará “sobre os desafios, dificuldades e recompensas no trabalho de perpetuação da obra de um dos grandes autores do século XX e único Prémio Nobel de Literatura em língua portuguesa”.

Por sua vez, a neurologista e diretora clínica do Centro de Medicina do Sono, Teresa Paiva, abordará a importância dos ritmos circadianos e partilhará o seu conhecimento sobre o sono,” crucial na nossa saúde, qualidade de vida e sobrevivência”. De referir que a responsável é neurologista desde 1969, somnologista europeia e neurofisiologista com competência em medicina do sono é, também, investigadora no Comprehensive Health Research Center do Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da UL.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Através da comunicação de José Manuel Mendonça, presidente do INESC TEC e engenheiro eletrotécnico, os participantes terão oportunidade de “refletir sobre o impacto da tecnologia na atualidade, dando também uma perspetiva de evolução a longo prazo”. Durante três décadas, José Manuel Mendonça desempenhou “um papel fundamental no lançamento de mais de uma dezena de empresas tecnológicas”, somando, também, no seu currículo “posições de liderança em diversas organizações e programas internacionais de ciência e tecnologia”. Atualmente, lidera o Laboratório Colaborativo ForestWISE, preside ao Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e integra a equipa da ANTARR.

Segundo Norberto Amaral, responsável pelo TedxPorto, estamos perante um “mundo em evolução rápida, focado em soluções imediatas com resultados imediatos”, onde “muitas vezes ignoramos o impacto negativo das nossas ações a curto e longo-prazo”. “Escolhemos cenários simplistas e esgotamos recursos a uma velocidade vertiginosa, pondo em causa o futuro. Na edição deste ano fazemos um apelo à ação: acreditamos que cada indivíduo tem o poder de contribuir para o legado que deixamos para um futuro melhor, independentemente da sua origem ou esfera de influência. Ao fomentar um sentido de capacitação e responsabilidade, o nosso objetivo é desencadear um movimento global em direção a um futuro sustentável e inclusivo”, partilhou.

Os bilhetes para o TedxPorto 2024 estão disponíveis na página oficial do evento.

Foto: Facebook TedxPorto (Arquivo)

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem