
O Festival Womex – The World Music Expo, que decorre em outubro no Porto, já tem o júri selecionado para a sua 27.ª edição. O grupo é composto por oito jurados – quatro mulheres e quatro homens -, todos eles ligados ao universo da música, revelou a organização.
Os “Sete Samurais”, título pelo qual é conhecido, será responsável pela curadoria dos showcases e das conferências que compõem o programa do evento.
O português António Miguel Guimarães, manager e produtor da AMG Music, a holandesa Charlie Crooijmans, jornalista e musicóloga, a canadiana Kerry Clarke, diretora artística do Calgary Folk Music Festival e programadora do Block Heater Festival, o britânico Lewis Robinson, locutor de rádio na WorldwideFM e na Soho Radio, e o estado-unidense Todd Puckhaber, ex-diretor de música e programação de eventos do festival South by Southwest, serão os responsáveis pela secção de showcases.
Por sua vez, no campo das conferências estarão três jurados – a mexicana Ana Rodriguez, copresidente do Fórum Internacional de Managers de Música e diretora da Relatable, a franco-libanesa Amani Semaan, cofundadora e diretora da Beirut & Beyond, e o sueco-colombiano Juan Ortiz de Zaldumbide, cofundador da M3 Music e agente de desenvolvimento de negócios da WARM Music.
O júri do Womex, considerado o maior evento global da indústria musical, é alterado todos os anos.
Recorde-se que a 27.ª edição do Festival Womex decorre de 27 a 31 de outubro e terá como epicentro a Alfândega do Porto.
Até à próxima sexta-feira, 16 de abril, estão a decorrer as candidaturas para o programa oficial do evento, sob quatro categorias distintas – showcase (concertos), club (DJ sets), filmes (documentários sobre música) e conferências.
As propostas devem ser submetidas na página oficial do evento.