
António Sousa Pereira, atual diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), foi esta sexta-feira eleito Reitor da Universidade do Porto para o mandato 2018-2022.
António Sousa Pereira será o 20.º Reitor nos 107 anos de existência da U.Porto. O atual diretor do ICBAS venceu as eleições à primeira volta, reunindo 12 dos 23 votos registados pelos membros do Conselho Geral da U.Porto, contra os 11 de Sebastião Feyo de Azevedo, atual Reitor da Universidade, revela o portal de notícias da instituição.
Em comunicado, o Conselho Geral da U.Porto “manifesta a sua satisfação pela forma como decorreu o processo para eleição do Reitor da Universidade do Porto e, em particular, pelo elevado nível de qualidade das quatro candidaturas finalistas“. E “agradece a todos os candidatos a disponibilidade demonstrada para o exercício do cargo”.
António Sousa Pereira nasceu a 17 de outubro de 1961 em Ramalde, freguesia do concelho do Porto. É licenciado, mestre e doutor em Medicina pelo ICBAS. Foi também no ICBAS que desenvolveu toda a sua carreira académica, tendo prestado as provas de agregação na área de Anatomia no ano 2000. Em 2004, e já na qualidade de Professor Catedrático (desde 2002), foi eleito pela primeira vez como diretor da faculdade, cargo que ocupa até à atualidade.
Membro eleito da Assembleia da República do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, até 2020, é vice-presidente do Conselho Estratégico do Instituto Português de Oncologia do Porto, membro do Conselho Diretivo do Centro Académico Clínico ICBAS/Centro Hospitalar do Porto e do Conselho estratégico do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.
Foi membro e presidente do Conselho Nacional de Ensino e Educação Médica da Ordem dos Médicos; consultor do Governo da República Dominicana para a avaliação da Reforma das Escolas de Medicina (2016-2017); membro do Conselho de Administração da ORPHEUS – Organisation of PnD Education in Biomedicine and Health Sciences in European System (2013-2016) e presidente do Conselho Pedagógico do ICBAS (1998-2002).
“Enquanto investigador, colaborou, no âmbito da tese de doutoramento, com a organização e informatização de um Registo Oncológico de Base Populacional, que constituiu o primeiro registo oncológico de base populacional feito em Portugal, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde. Colaborou com a Entidade Reguladora da Saúde, tendo integrado a equipa que idealizou, criou, implementou e coordenou o projeto SINAS – Sistema Nacional de Avaliação de Saúde, que visa avaliar a qualidade global dos serviços de saúde em Portugal. Nos últimos anos, desenvolveu a sua atividade de investigação na área da gestão universitária e políticas de saúde”, pode ler-se no portal de notícias da U.Porto.
Nos termos dos Estatutos da Universidade, o resultado da votação terá de ser ainda homologado pelo Conselho de Curadores da Fundação Universidade do Porto. Só depois será agendada a data da cerimónia de tomada de posse do novo Reitor.