PUB
Junta da Galiza

António Reis e Margarida Cordeiro em retrospetiva no Porto/Post/Doc

António Reis e Margarida Cordeiro em retrospetiva no Porto/Post/Doc

O Porto/Post/Doc – Film & Media Festival fará uma retrospetiva integral de António Reis e Margarida Cordeiro. O ciclo integrará, refira-se, a projeção de todos os filmes dos cineastas, apresentando uma versão restaurada e digitalizada de uma obra maior do cinema português: “Trás-os-Montes”. A complementar a programação especial, um painel de conversas que, integrando figuras ligadas ao cinema, academia e jornalismo, revisita o trabalho dos realizadores.

A quinta edição do festival portuense dedicado ao cinema do real acontece entre 24 de novembro e 2 de dezembro, voltando a ‘ocupar’ o Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Maus Hábitos e Universidade Católica Portuguesa (Porto).

“Simultaneamente poética e política, realista e lírica, etnográfica e expressiva, a obra de António Reis e Margarida Cordeiro tem um lugar absolutamente singular na história do cinema português, levantando várias problemáticas como a temporalidade, a memória coletiva, a paisagem e o território”, revela nota enviada às redações.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No Porto serão exibidos “Jaime” (1974), “Trás-os-Montes” (1976), “Ana” (1985) e “Rosa de Areia” (1989), num programa que “reafirma a importância do seu trabalho no contexto de um país entregue à ditadura e questiona a forma como o seu trabalho viria a influenciar aquilo que é, hoje, o cinema português”.

Dedicado ao tema Ficções do Real, o seminário Fórum do Real incluirá ainda um painel exclusivamente dedicado à obra da dupla de cineastas – “Rever Reis e Cordeiro”. Nesta edição, o fórum propõe um debate em torno dos cruzamentos entre os registos da ficção e do documental.

Paralelamente, o Porto/Post/Doc promove também um workshop orientado pela investigadora e realizadora britânica Laura Mulvey. “Com inscrições até ao final de setembro, o workshop teórico com duração de três dias (27, 28 e 29 de novembro) terá como foco principal as questões de género no cinema, estudadas por Mulvey há já vários anos”, pode ler-se na nota.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile