PUB
Recheio 2024 Institucional

Antigo Matadouro de Campanhã arranca em 2026 e tem 700 trabalhadores confirmados

Antigo Matadouro de Campanhã arranca em 2026 e tem 700 trabalhadores confirmados

Como a VIVA noticiou recentemente, o antigo matadouro de Campanhã está em obras. A novidade é que, tal como refere o Jornal de Notícias (JN),  “no final deste ano está concluída a primeira fase de obra e no final de 2025 estará concluído o projeto todo”.

O projeto é para avançar e esta quinta-feira, dia 23 de maio, esteve de visita o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o arquiteto Kengo Kuma no local da obra.

De acordo com Rui Moreira, há motivos de satisfação já que o trabalho se encontra “muito avançado”, pelo que é expectável que “a parte principal do matadouro [esteja] pronta em 2024”.

Para além disso, a mesma fonte assinala que é expectável que nasça uma ponte pedonal exterior. Esta vai unir a estação de metro do Estádio do Dragão e o matadouro de Campanhã.

No entanto, nesse processo, houve um ligeiro atraso por motivos técnicos. Como explica o autarca portuense, “verificou-se que o muro de apoio vai ter de ser reforçado. Estava a fazer uma ‘barriga’, algo que não era expectável, e portanto é aceitável que nessa matéria derrape” (via JN).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O antigo matadouro de Campanhã é um local emblemático da cidade do Porto e a tentativa foi preservá-lo ao máximo. Sobre o assunto, o arquiteto do projeto admite que não foi simples fazê-lo, ainda que tenha sido conseguido “na maior parte” do edifício, que o próprio considera de uma beleza ímpar.

O edifício chamar-se-á “M-ODU” e vai ter escritórios, um museu, uma galeria de arte e uma esquadra da PSP. Até que tudo esteja 100% operacional, o município refere que será preciso cerca de um ano para ter os acabamentos feitos conforme o desejado. Ainda assim, Rui Moreira destaca que é tudo dentro dos prazos propostos.

O presidente da Câmara do Porto salienta que é muito provável que as empresas se comecem a instalar no edifício a partir de 2026. Este acrescenta ainda a importância de fazer renascer um edifício com grande importância para a cidade Invicta.

Segundo o Porto Canal, o antigo matadouro já tem garantidos cerca de 700 postos de trabalho.

Fotografia: Mota-Engil Group
PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz