PUB
PD- Revista Sabe bem

Antigo canal ferroviário “Ramal da Alfândega” será reabilitado

Antigo canal ferroviário

A pavimentação do Ramal da Alfândega, um antigo canal ferroviário entre Campanhã e Miragaia, está na mira da Câmara Municipal do Porto (CMP), com lançamento de concurso previsto ainda para este ano. No entanto, segundo o Público, a obra não abrangerá todo o percurso, deixando de fora o túnel que liga as Fontainhas à Alfândega, com uma extensão de 1,3 quilómetros.

O custo da intervenção ainda não foi estimado, mas segundo o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, a construção proposta não é demasiado complexa.

A pista do Ramal da Alfândega terá acesso pelas Fontainhas e pela Avenida Gustavo Eiffel, com ponto de entrada também na zona de Campanhã, pela Rua do Freixo. O lançamento do concurso está previsto para o quarto trimestre de 2024, com um prazo de execução de meio ano. Esta pavimentação tornará o canal utilizável por peões e bicicletas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O tipo de veículo a ser utilizado ainda não foi determinado

Quanto ao futuro do transporte no local, ainda não há decisões definitivas. Um estudo anterior sugeriu uma ligação exclusivamente por transporte público, com potencial para 2800 passageiros por dia, que ligaria Campanhã ao Centro Histórico.

No entanto, o tipo de veículo a ser utilizado ainda não foi determinado, deixando em aberto a possibilidade de ser rodoviário ou ferroviário.

O Ramal da Alfândega, uma antiga linha de mercadorias desativada desde 1989, tem 3,7 quilómetros de extensão. Embora haja discussões sobre o uso futuro do ramal, com defensores tanto de uma ciclovia quanto de um transporte ferroviário, as decisões finais ainda estão por ser tomadas.

Fotografia: Wikipédia
PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz