PUB
Recheio 2024 Profissional

Antiga Casa da Câmara reabre ao público com exposição sobre o Porto

Antiga Casa da Câmara reabre ao público com exposição sobre o Porto

A Antiga Casa da Câmara, conhecida como Casa dos 24, sita no Morro da Sé, foi reabilitada e vai reabrir ao público esta quinta-feira, dia 24 de agosto, às 18h00. A cerimónia será dirigida por Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e contará com a presença de Jorge Sobrado, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, e Manuel Real, curador científico da exposição “A Urgência da Cidade: o Porto e 100 anos de Fernando Távora” que estará patente no local até 29 de outubro.

No ano que marca o centenário do nascimento de Fernando Távora, arquiteto portuense, a Antiga Casa da Câmara abre as portas ao público numa “operação urgente de resgate”.

A exposição “visa a história da cidade, da torre cujas origens remontam ao século XIV e à iconografia do poder municipal, mas também a sua reencarnação contemporânea, que evoca a arquitetura moderna e erudita do seu autor, o Arquiteto Fernando Távora, cujo centenário de nascimento o Museu e as Bibliotecas do Porto celebram em 2023”, lê-se no portal de notícias da autarquia. “A antiga bandeira da Cidade, o brasão liberal, a inscrição do título da Cidade Invicta ou a estátua do guerreiro-fundador «O Porto», são alguns dos símbolos destacados na exposição”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A par da cerimónia de abertura da Antiga Casa da Câmara, a festa de reabertura do espaço que passará a integrar a rede do Museu do Porto acontece, também, na rua. O grupo portuense Retimbrar vai animar a zona envolvente com os ritmos tradicionais portugueses a partir das 19h00.

A exposição “A Urgência da Cidade: o Porto e 100 anos de Fernando Távora” pode ser visitada de 24 de agosto a 29 de outubro, de terça-feira a domingo, das 12h00 às 19h00.

Foto: Filipa Brito

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce