PUB
Recheio 2024 Institucional

André Villas Boas vs Pinto da Costa: o que defende cada um?

André Villas Boas vs Pinto da Costa: o que defende cada um?

Ganhe quem ganhar, este sábado, dia 27 de abril, será um dia agitado no reino do Dragão. Isto porque há eleições no FC Porto e espera-se um duelo “aceso” nas urnas entre os principais candidatos: André Villas Boas e Jorge Nuno Pinto da Costa.

Posto isto, antes de decidir em quem votar, é importante conhecer o que cada um defende e algumas das medidas principais que se pretendem implementar no clube azul e branco. Sendo assim, vamos às propostas.

André Villas Boas

Recentemente, numa entrevista ao JN, o candidato à presidência deu informações sobre algumas das medidas que pretende implementar no FC Porto.

Desde já, um dos grandes destaques vai para a intenção de construir um centro de alto rendimento no Olival. André Villas Boas sempre manifestou o desejo de se manter em Gaia, onde a equipa já treina atualmente.

Ainda assim, o candidato admite a hipótese de fazer com que a academia portista seja criada na Maia. Embora manifeste a preferência pelo Olival, Villas Boas referiu em entrevista à SIC que fará o que for mais vantajoso para o FC Porto.

Para além disso, o candidato acredita numa maior transparência entre o clube e os sócios. Como refere o JN, o próprio pretende que os adeptos possam consultar ao detalhe as transferências, percebendo por exemplo tudo o que envolva pagamento de comissões.

Em adição a isso, Villas Boas também quer implementar um scouting mais refinado. Assim, o objetivo é ir buscar talento em mercados mais acessíveis, de modo a servir o FC Porto de talento a bom preço. Tudo isso, na sua ótica, é fundamental para equilibrar as contas.

Outra das medidas de André Villas Boas passa por cortar mais de metade do que a administração portista aufere, todos os anos. Sobre as claques, o opositor de Pinto da Costa acredita que devem ser revistos os protocolos.

Pinto da Costa

Quanto às propostas de Pinto da Costa, que já preside o FC Porto há mais de quatro décadas, também se destacam algumas ideias chave.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Desde já, a intenção de criar a academia do FC Porto na Maia. Recorde-se que, recentemente, o emblema portista apresentou aos jornalistas o projeto da academia a ser criada em terras maiatas.

O objetivo passa por dar todas as condições possíveis às várias equipas portistas de terem um centro altamente especializado para poderem desenvolver o seu desempenho desportivo.

Para além disso, o atual presidente portista também promete fazer um grande reforço de scouting “num modelo que inclui afiliação sustentada, profissional e transparente, com uma presença global e de liderança forte”, tal como refere o jornal O Jogo.

O presidente portista também assume três objetivos: duplicar a receita do FC Porto; reduzir 20% dos custos, por exemplo, em prémios atribuídos a dirigentes; e refinanciar o passivo, através de um instrumento financeiro de dívida de 250 milhões de euros que permitirá, simultaneamente, reduzir o serviço de dívida e reforçar a competitividade da equipa de futebol.

Outro grande objetivo da candidatura de Pinto da Costa, que a proposta de Villas Boas também partilha, é a criação de uma equipa competitiva de futebol feminino e de futsal.

As eleições são já no sábado

Naturalmente que o programa eleitoral de cada um é bem mais extenso, pelo que estas foram só algumas das ideias principais de cada um. Assim sendo, podes clicar aqui para conhecer o programa completo de André Villas Boas. Para conhecer o programa integral de Pinto da Costa, podes clicar aqui.

Não será propriamente um risco dizer que deverão ser as eleições mais disputadas desde que Pinto da Costa assumiu o leme portista, há mais de 40 anos.

De um lado, a experiência e o presidente mais titulado da história. Do outro, um ex-treinador do FC Porto que teve uma das épocas mais brilhantes que há memória no passado recente dos dragões.

Resta esperar pelo dia 27 de abril, sábado, onde o veredito será dado nas urnas pelos sócios. 

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce