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Andante estreia contactless no Metro do Porto e STCP

Andante estreia contactless no Metro do Porto e STCP

O Andante, depois de ter sido pioneiro nos bilhetes “contactless” em 2002, volta a liderar, disponibilizando cartões bancários como meio de pagamento pela primeira vez em Portugal.

Desde o dia 22 de julho que é possível efetuar o pagamento das viagens através do sistema contactless nas linhas de transportes público do Porto. Este novo método aparece dde uma parceria entre o Andante, a VISA, a REDUNIQ, a Card4B, a Cybersource e a Littlepay.

Este é um projeto piloto e o Porto é a primeira cidade nacional a aderir, no entanto para já integra apenas a Linha Violeta (E) do Metro do Porto (que serve o Aeroporto Internacional do Porto) e os autocarros da linha 500 da STCP. Integra as estações Aeroporto, Senhora da Hora, Casa da Música, Trindade da Linha Violeta e ainda as estações Campanhã, Bolhão, Campo 24 de Agosto, São Bento e Aliados.

A tecnologia ‘contactless’ permite fazer pagamentos sem ter de introduzir PIN. Para o efeito, basta aproximar o cartão ou outro dispositivo com esta tecnologia, como telemóvel ou relógio. Para tal foram instalados novos validadores junto aos já existentes, nas entradas das estações que fazem parte do projeto.

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Cada viagem custa €2.00 e é válida por 1h15m no Metro do Porto e na STCP, independentemente do número de embarques nesse período em qualquer uma das estações e paragens acima referidas.

Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração do TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE e da Metro do Porto, SA considera que, “embora se trate de um projeto-piloto, a disponibilização de uma solução contactless no Porto, é um importante passo em frente em termos de inovação e desmaterialização da bilhética. É mais um avanço do sistema Andante, depois de termos introduzido a aplicação móvel ANDA, em 2018, que nos permite prescindir cada vez mais dos suportes em papel e em plástico, com todas as vantagens que daí decorrem para a sustentabilidade ambiental”.

De forma a realçar o percurso inovador Tiago Braga acrescenta que “por outro lado, quero também destacar que somos uma primeira linha de desenvolvimento tecnológico no setor dos transportes públicos. Estamos alinhados na prioridade à inovação apontada à disponibilização de soluções mais práticas, mais limpas, mais amigáveis e mais seguras, que acrescentam valor e induzem a captação de clientes”.

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