
O Andante, título de transporte intermodal que permite viajar nos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto, vai estar disponível no telemóvel a partir desta sexta-feira, através da aplicação “Anda”.
Através desta aplicação, os utentes dos transportes públicos do Porto apenas necessitarão de encostar o telemóvel ao validador para iniciar uma viagem com tarifário Andante, seja no Metro do Porto, num autocarro ou num comboio urbano, dispensando assim a utilização de cartões ou dinheiro.
Criada por iniciativa da Transportes Intermodais do Porto (TIP), a aplicação “Anda” é um título Andante desmaterializado, que evita preocupações com o tipo de viagens a comprar, sendo a fatura enviada para casa, revela o Jornal de Notícias, de acordo com explicações dadas aos jornalistas em janeiro, aquando da apresentação do projeto.
O lançamento da aplicação será feito na tarde de sexta-feira, no Porto, com a disponibilização de alguns telemóveis com sistema Android para testar o “Anda”, numa cerimónia que inclui viagens de comboio e metro, em que se prevê a presença ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
Para já, a “Anda” apenas estará disponível para telemóveis com sistema operativo Android, devido a questões tecnológicas.
Refira-se que “mensalmente, a aplicação analisa o registo de viagens efetuadas e, através de um algoritmo altamente rigoroso, apresenta a solução tarifária mais económica e vantajosa para o cliente”, assegura a TIP.
Cada cliente pode consultar o seu histórico de utilizações e custos associados.