PUB
Recheio 2024 Institucional

Alunos Erasmus da FAUP vencem concurso internacional com projeto para casas na Síria

Alunos Erasmus da FAUP vencem concurso internacional com projeto para casas na Síria
Um grupo de estudantes Erasmus da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) ganhou o concurso internacional de ideias – ‘Síria: habitação do pós-guerra’ – com um projeto de reconstrução habitacional.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O projeto de reconstrução habitacional, intitulado ‘Endless Future Project’ (Projeto Futuro Contínuo), teve como caso de estudo a cidade de Aleppo, na Síria, e distinguiu-se pela “profunda análise das tipologias locais de habitação, pela reflexão que sustenta a transição entre o tecido urbano islâmico e as mais recentes construções, e pelo estudo detalhado dos materiais de construção propostos e sistemas de ventilação natural”, explicou o júri do concurso.
Os italianos Giulia Gorgo, Alfredo De Luca, Elena Guidetti e a espanhola Marta Gayoso são os jovens estudantes Erasmus que ganharam o concurso internacional de ideias e que frequentaram o quarto ano do Mestrado Integrado em Arquitetura da FAUP.
O concurso internacional foi lançado em fevereiro de 2016 pela plataforma ‘matterbetter’ e desafiava estudantes de arquitetura e jovens arquitetos a apresentar uma proposta de investigação para novos conceitos de habitação para a futura Síria do pós-guerra, tendo recebido 245 propostas no total.
O primeiro prémio do concurso tem um valor de três mil euros e certificados e alguns dos critérios de avaliação focaram-se na inovação e originalidade, adaptabilidade a vários grupos de pessoas, sustentabilidade e funcionalidade.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce