PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Aluno da FEP vence prémio internacional com trabalho sobre ‘startups’

Aluno da FEP vence prémio internacional com trabalho sobre ‘startups’
Um estudante da Universidade do Porto venceu um prémio de dez mil dólares por um artigo sobre o ‘timing’ de investimento de investidores públicos e privados de capital de risco em ‘startups’.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O prémio foi atribuído pelo Coller Institute of Venture (CIV), sediado na Universidade de Tel-Aviv, em Israel, um centro de investigação na área do capital de risco, fundado pela Coller Capital, um investidor mundial nesta classe de ativos.
O estudante de Gestão da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Miguel de Oliveira Tavares Gärtner, disse que “o trabalho, baseado num modelo de opções reais, sugere qual a forma mais eficaz de intervenção pública no mercado de financiamento das ‘startups’, realçando como o momento ótimo de investimento pode ser antecipado e assim promover o investimento neste tipo de empresas”.
Para determinar o melhor momento de investimento, “são incorporados os fatores-chave de decisão caraterísticos de cada um dos diferentes tipos de investidores”, explicou o estudante.
“Do ponto de vista académico, trata-se de um pequeno contributo que demonstra como formulações matemáticas relativamente complexas – neste caso, baseadas em opções reais – podem gerar orientações práticas para as políticas públicas de promoção do empreendedorismo e do investimento de capital de risco”, acrescentou.
As hipóteses teóricas foram empiricamente testadas, no que respeita à importância do volume de investimento público em capital de risco face ao volume total de investimento em capital de risco, para uma amostra de países europeus referente ao período de 2007 a 2014.
O estudo, que deu origem ao artigo intitulado “Should Public Venture Capitalists Invest, Co-Invest or Not Invest in Start-Up Firms?” (“Devem os investidores públicos de capital de risco investir, co-investir ou não investir em startups?”, em português), foi desenvolvido em coautoria com os orientadores do estudante e docentes da FEP Paulo Pereira e Elísio Brandão.
A cerimónia de entrega dos prémios ocorre a 16 de setembro, na ESMT – European School of Management and Technology, em Berlim.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz