PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Alto e começa o baile! Queima das Fitas arranca este fim de semana

Alto e começa o baile! Queima das Fitas arranca este fim de semana

Para os estudantes, é a época mais aguardada do ano. No entanto, desengane-se quem considera que são só estes que anseiam pela semana da Queima das Fitas. Afinal de contas, é um período em que o Porto anda bem agitado. Posto isto, vamos ao “plano de festas”.

No coração da cidade Invicta, a Avenida dos Aliados está prestes a receber a Monumental Serenata, marcando o início da tão aguardada Semana Académica. Este evento, que começa no primeiro minuto de domingo, é organizado pela Federação Académica do Porto (FAP) em colaboração com o Município do Porto. 

Como tem vindo a ser habitual, a programação da Semana Académica inclui uma grande variedade de eventos, desde a Missa da Benção das Pastas até ao mítico Cortejo de terça-feira, que une todas as casas da Academia. 

Já as noites são preenchidas com concertos de artistas de renome, como Richie Campbell, Lon3r Johny e Fernando Daniel, no palco do Queimódromo. No fundo, uma coisa é certa: pode faltar tudo, menos animação!

Uma das prioridades da FAP e do Município é garantir que o evento seja mais inclusivo, sustentável e seguro. Para alcançar esse objetivo, foram implementadas medidas como a redução do uso de plástico, a promoção da reciclagem e a adoção de energia renovável. 

O Queimódromo irá receber até 300.000 pessoas

Como relembra o município em nota à imprensa, no ano passado, a FAP comprometeu-se com o Pacto da Queima das Fitas do Porto para o Clima, visando reduzir o impacto ambiental do evento.

No que diz respeito à logística do evento, o recinto foi preparado para acolher até 300 mil pessoas, com cerca de 50 artistas a atuar. Este ano, medidas adicionais foram tomadas, como a troca de posição entre o palco secundário e a zona das diversões para reduzir a propagação do ruído.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para além disso, as portas do recinto vão abrir mais cedo. De forma a evitar aglomerações, estas abrem às 20h, no primeiro dia de festa no Queimódromo.

Durante oito dias, a cidade inteira é envolvida numa atmosfera festiva, com eventos como o ”Encontro de Coros da Academia do Porto” no Teatro Sá da Bandeira, o “Concerto Promenade” no Seminário de Vilar e o “Festival Ibérico de Tunas Académicas” na Casa da Música.

A participação dos estudantes na Semana Académica implica também ajustes na circulação viária da cidade. Durante o cortejo, prevê-se uma reorganização do trânsito na Baixa do Porto, com o percurso a começar na Rua de Camões e a terminar na Praça General Humberto Delgado. 

Para facilitar o acesso aos eventos, a STCP e a Metro do Porto oferecem uma operação reforçada de transporte público, incluindo autocarros dedicados e horários alargados.

Em suma, a Semana Académica do Porto é mais do que uma simples celebração estudantil; é um evento que une tradição, responsabilidade ambiental e diversão, marcando o fim de um ciclo académico e o início de novas memórias para os estudantes universitários da cidade.

Em baixo, podes encontrar o cartaz completo dos concertos que vão acontecer no Queimódromo.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz