Sogrape

Alta velocidade vai ligar Porto e Lisboa em 1h15

Alta velocidade vai ligar Porto e Lisboa em 1h15

O Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030) contempla a construção de uma nova ligação ferroviária Porto-Lisboa. O projeto terá duas fases e, na segunda, a viagem entre a capital e a cidade Invicta deverá demorar 1h15 minutos.

A notícia é avançada pelo jornal Público: o PNI – que será anunciado esta quinta-feira, em Lisboa – tem como principal projeto uma nova linha ferroviária entre Lisboa-Porto.

Com um custo estimado de 4.500 milhões de euros, o projeto deverá ser financiado por fundos comunitários, explica o jornal.

A execução da linha será faseada: a primeira fase “vai servir Aveiro, Coimbra e Leiria, será construída em bitola ibérica e cruza-se com a linha do Norte em vários pontos, permitindo uma articulação com a rede convencional”, ou seja, comboios com patamares de velocidade entre os 220 e os 250 km/hora.

Numa segunda fase, a linha “estará preparada para velocidades de 300km/hora, a fim de ligar as duas cidades num tempo de viagem próximo de 1 hora e 15 minutos”, escreve o Público.

O projeto vai cruzar a linha do Norte em alguns pontos e obrigar à abertura de túneis e à construção de viadutos à chegada a Lisboa, via Arruda dos Vinhos. Primeiro vai ser construído o troço entre Gaia e Soure e só depois vai ser feita a ligação a Leiria-Marinha Grande, seguindo-se Lisboa.

A construção desta linha poderá implicar a construção de duas novas pontes sobre o Douro e o Tejo, a longo prazo, acrescenta o Público.

O Porto Canal avança ainda uma nova ligação ferroviária de alta velocidade que vai ligar as cidades do Porto e Vigo. A viagem, que atualmente demora 2 horas e 22 minutos, passará a ser feita em apenas uma hora. A primeira fase do projeto contempla o troço Norte, entre Braga e Valença, e será conhecido também esta quinta-feira.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes