CIN

Alimentos poderosos para a saúde

Alimentos poderosos para a saúde

Comer saudável está na moda, mas mais importante do que “comer bem” para seguir uma tendência é perceber as potencialidades escondidas por detrás de cada alimento que consumimos. Afinal, como dizia Emílio Peres, considerado, por muitos, o “pai dos nutricionistas portugueses”, “somos aquilo que comemos”.

De acordo com o Notícias ao Minuto, “investir na alimentação é sinónimo de investir na saúde” e há cinco elementos que podem salvar a vida dos cidadãos. Entre eles estão os ovos, considerados dos “alimentos mais nutritivos do planeta”. “Foram anteriormente «demonizados» por serem ricos em colesterol, mas novos estudos mostram que estes são perfeitamente seguros e saudáveis”, escreve a publicação.

Os frutos secos e as sementes são também ótimos aliados para uma alimentação equilibrada, uma vez que “estão carregados de nutrientes importantes” que muitas vezes não são consumidos em quantidade suficiente, como é exemplo o magnésio e a vitamina E. Estes alimentos, ricos em gordura boa e calorias, ajudam na perda de peso.

O peixe e o marisco, ricos em ómega-3 e iodo, são igualmente boas apostas numa alimentação equilibrada e saudável. Segundo a informação divulgada, há estudos que mostram que “quem consome peixe e marisco em maiores quantidades tendem a viver mais”, sendo que têm um menor risco de contrair doenças cardíacas, demência e depressão.

Por último, é ainda aconselhado o consumo de chocolate negro, fonte de magnésio, e do azeite virgem extra, considerado um dos óleos vegetais mais saudáveis, com “gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração”. Além disso, é “rico em antioxidantes com poderosos benefícios à saúde”.

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.