CMPorto

Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci |Impressive Monet & Brilliant Klimt | Porto Legends, Immersivus Gallery

Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci |Impressive Monet & Brilliant Klimt | Porto Legends, Immersivus Gallery

Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci
Até 11 julho, Furnas da Alfândega do Porto – Immersivus Gallery

“Il Divino Michelangelo & Il Genio Da Vinci” é uma viagem abstrata inspirada na criação artística de dois grandes artistas renascentistas : Da Vinci (Leonardo di Ser Piero da Vinci, 1452-1519) e Michelangelo (Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, 1475-1564).
A viagem começa pelo legado do artista Michelangelo, conhecido como o Divino, com uma abordagem à sua obra desde a sua génese até às suas influências nas diversas vertentes artísticas – pintura, escultura e arquitetura.
No espetáculo revisita-se a mão do fresco d’A Criação de Adão (fresco, 1511), a escultura de David (1501) e de Baco (1596), o guerreiro que enfrentou Golias. Há também referências à mitologia romana e referências bíblicas com as obras Pietà (escultura, 1498) e no conjunto de pinturas no Teto da Capela Sistina (1508-1512) onde é possível observar “O Dilúvio” e “O Julgamento Final”. A viagem termina no ponto de partida: n’A Criação de Adão.
A experiência continua com a mente visionária de Leonardo Da Vinci (1452-1519), demonstrada num espetáculo espetáculo visual através dos seus escritos, pesquisas, invenções e estudos, até às suas principais obras, como Homem Vitruviano (1490), as pinturas da Última Ceia (1495-98) e a Mona Lisa (1503-06).

Impressive Monet & Brilliant Klimt
Até 11 julho, Furnas da Alfândega do Porto – Immersivus Gallery

“Impressive Monet & Brilliant Klimt” convida a um mergulho no universo do pintor francês impressionista Claude Monet e do pintor simbolista austríaco Gustav Klimt.
O projeto do atelier OCUBO mistura hologramas com projeções imersivas a 360º.
“’Impressive Monet’ é uma reinterpretação das obras de arte de um dos impulsionadores do impressionismo que mostra o que está para além da moldura, através de uma viagem pelo mundo de artista e pela sua busca interminável pela captura da luz”, lê-se na página da Immersivus Gallery. O público ficará imerso pelas linhas e cores que fazem parte do mundo de Monet.
Já “’Brilliant Klimt’ traça o percurso pelos aspetos biográficos e pelo legado artístico do artista austríaco através da sua pintura icónica – O Beijo”, que servirá de fio condutor da viagem pelo trajeto artístico ao mesmo tempo que são exploradas as influências do mundo de Klimt”.

“Porto Legends – The Underground Experience”
Furnas da Alfândega do Porto – Immersivus Gallery

“Por baixo da Alfândega foi descoberto um túnel secreto que escondia um tesouro: As lendas mais preciosas da história da cidade invicta! Venha conhecer o tesouro mais valioso da cidade do Porto: a sua história, as suas lendas”, convida a organização do “Porto Legends – The Underground Experience”, iniciativa que tem por objetivo enaltecer a cultura e história da cidade portuense.
“A arquitetura mágica das Furnas da Alfândega do Porto e a investigação do notável historiador Joel Cleto, foram a sinergia perfeita para que o atelier OCUBO criasse uma dramaturgia cheia de mistério, entre a realidade e a magia”, lê-se na página do espetáculo.
Com direção artística de Nuno Maya, o “Porto Legends – The Underground Experience” é narrado pelas vozes de Pedro Abrunhosa (em português), e Jeremy Irons (em inglês).
Serão contadas lendas como a de Pedro Cem, o rico e ganancioso comerciante portuense, que perdeu 100 navios numa tempestade e se tornou Pedro Sem; a de Zé do Telhado, que conheceu Camilo Castelo Branco na Cadeia da Relação, onde fica agora o Centro Português de Fotografia; das famosas tripas à moda do Porto; do mistério do Tesouro da Serra do Pilar; do violento Cerco do Porto; ou a do fantasma da freira da estação de São Bento.

Veja aqui os horários das exposições.

Immersivus Gallery – Furnas da Alfândega do Porto
R. Nova da Alfândega
4050-430 Porto

PUB
bandodomar.pingodoce.pt/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=080321-bando&utm_campaign=lancamento

Viva! no Instagram. Siga-nos.