A Alfândega do Porto vai inaugurar, esta terça-feira, 6 de dezembro, duas exposições internacionais que dão a conhecer a vida e obra de Leonardo Da Vinci e a ancestralidade da China, através do Exército de Terracota.
Tratam-se das exposições “Leonardo da Vinci – Homem – Inventor – Artista, O GÉNIO” e “Terracotta Warriors – O Exército do primeiro Imperador da China”, que vão estar em exibição até 31 de março de 2023.
Através da mostra de Leonardo da Vinci, visionário artista italiano que mudou o mundo de uma forma única, os visitantes terão oportunidade de conhecer as suas “diferentes facetas”.
“Além das reproduções das obras de arte mais famosas, a exposição exibe um grande número de invenções de Da Vinci, meticulosamente reconstruídas com base nos esboços originais de vários Códices e construídas com o material disponível no seu tempo: madeira, tecido, cordas e metal”, referem os promotores.
Já a exposição “Terracotta Warriors – O Exército do primeiro Imperador da China” levará os visitantes a viajar para a China de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da Dinastia Qin. Em estreia absoluta em Portugal, a exposição vai “mostrar o impressionante Exército de Terracota, numa reconstrução autêntica do local de escavação chinês que remota ao final do século III a.C”.
“As esculturas foram descobertas em 1974 em Xi’an, na China, e as suas réplicas estão agora no Porto, onde pode ser compreendida a ancestralidade da China e analisada cada escultura que possui a sua própria individualidade”, lê-se.
Os visitantes podem ver mais de 200 figuras, cavalos, armas e objetos de uso quotidiano deste exército, que têm como missão proteger eternamente o primeiro imperador da China.
Os bilhetes para “Leonardo da Vinci – Homem – Inventor – Artista, O GÉNIO” e “Terracotta Warriors – O Exército do primeiro Imperador da China” estão à venda em ticketline.pt e na bilheteira local.