PUB
Santander2

Albufeira do Azibo tem a melhor praia fluvial de Portugal

Albufeira do Azibo tem a melhor praia fluvial de Portugal

A Praia da Fraga da Pegada, situada na Albufeira do Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros, foi eleita a “Praia Fluvial do Ano”, numa votação dos portugueses promovida pela revista “Guia das Praias Fluviais”.

A distinção como “Praia Fluvial do Ano” foi o resultado de uma votação online, que incidiu sobre todas as praias fluviais de norte a sul do país classificadas pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente e uma seleção das melhores zonas balneares não classificadas de Portugal.

De referir que, recentemente, a associação ambientalista Quercus atribuiu a categoria “Qualidade de Ouro” às praias da Fraga da Pegada e da Ribeira, duas das 40 localizadas no interior do país.

“Ao longo dos últimos meses as praias do Azibo receberam várias distinções”, aponta Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, acrescentando que “esta, já em plena época balnear, é mais uma distinção que valoriza a excelência da zona balnear do Azibo, sucessivamente distinguida com vários galardões”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Para o autarca, “é sintomático que, ano após ano, as praias do Azibo sejam distinguidas por entidades tão idóneas como a Agência Portuguesa do Ambiente, a Fundação para a Educação Ambiental (Bandeira Azul) e a Quercus ou através da votação do público, como sucedeu agora com a votação das Praias Fluviais ou com o Prémio Cinco Estrelas Regiões”.

A Albufeira do Azibo foi inicialmente idealizada para apoiar o regadio agrícola no concelho de Macedo de Cavaleiros. Contudo, rapidamente ganhou o estatuto de Paisagem Protegida.

Integrada na Rede Natura 2000, a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo constitui uma interessante mescla de flora mediterrânica e atlântica. “Assim, a par do carvalho-cerquinho Quercus faginea e castanheiros Castanea sativa, que coabitam com áreas de lameiro, surge a oliveira Olea europaea, a vinha e o sobreiro Quercus suber, num mosaico valorizado por vegetação mais rasteira e rara em que se destaca dezena e meia de espécies de orquídeas espontâneas”, especifica o comunicado enviado à VIVA!.

Com a construção da barragem no final dos anos de 1970, foi criada mais tarde uma zona balnear, em que se destacam a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira, espaços que ostentam a Bandeira Azul pelo 16.º e 10.º ano consecutivos, respetivamente, sublinhando assim a excelente qualidade de toda a zona balnear. De referir ainda que em 2012 as condições de excelência da Praia da Ribeira fizeram com que fosse eleita pelos portugueses como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2