Sogrape

Ala Pediátrica do São João e Centro Materno-Infantil do Norte recebem Prémio D. António Francisco

Ala Pediátrica do São João e Centro Materno-Infantil do Norte recebem Prémio D. António Francisco

O Prémio D. António Francisco, no valor de 75 mil euros, vai ser entregue, este ano, à nova Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João, que estará concluída em meados de 2021, e ao Centro Materno-Infantil do Norte, do Centro Hospitalar Universitário do Porto, foi, no domingo, anunciado. 

Em comunicado, a organização destaca que este prémio representa “uma homenagem e um agradecimento ao Serviço Nacional de Saúde e, em particular, às duas instituições de Saúde da cidade pelos serviços prestados em idade natal e pediátrica”. “Os projetos e as instituições cumprem de forma exemplar os objetivos do Prémio”, assinala ainda. 

Note-se que esta distinção é atribuída pela Associação Comercial do Porto, pela Irmandade dos Clérigos e pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, sendo apresentada como uma iniciativa solidária destinada a apoiar cidadãos e instituições que se distinguem na promoção e defesa da dignidade, dos direitos humanos, do diálogo inter-religioso e ecuménico e na promoção da paz. 

O júri do prémio foi constituído por Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, o padre Manuel Fernando, presidente da Irmandade dos Clérigos, e António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto. 

De acordo com os promotores, a data da entrega do prémio, cujo valor será dividido em igual parte por ambas as instituições, será “comunicada oportunamente” no futuro. 

Recorde-se que a nova Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João estará concluída em meados de 2021 e trata-se de um momento crucial no percurso da instituição de Saúde, que dará uma resposta de qualidade às crianças e jovens da região norte. Terá cinco pisos e cerca de 12 mil metros quadrados de área bruta de construção.    

O novo espaço, com um investimento associado na ordem dos 25 milhões de euros, acolherá várias especialidades, incluindo a pediatria, neonatologia, medicina intensiva pediátrica, oncologia pediátrica, cardiologia pediátrica, cirurgia pediátrica e a primeira unidade de queimados pediátricos do Norte, com características e equipamentos inovadores.  

O Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN) é uma unidade publica de saúde do Centro Hospitalar Universitário do Porto, altamente diferenciada nas áreas da Maternidade, Pediatria e Obstetrícia, tendo registado o maior número de partos na região Norte, a segunda maior a nível nacional.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem