É certo que o 25 de abril já passou, mas os valores da liberdade permanecem sempre bem vivos. Tanto assim é que o Coliseu do Porto vai receber novamente o ciclo Concertos Promenade, este domingo, dia 28 de abril. O espetáculo chama-se “Canções da Liberdade” e começa a partir das 11 horas.
O espetáculo será dirigido pelo maestro Cesário Costa. Recorde-se que o próprio, no ano de 2024, vai revisitar várias obras icónicas a nível mundial. Desde “Romeu e Julieta”, de Tchaikovsky, a “O Bolero”, de Ravel, Cesário Costa explora algumas das peças mais icónicas algumas vez conhecidas.
Sobre os Concertos Promenade, o conceito é muito simples. Como refere a descrição do evento, “um domingo por mês, em ambiente descontraído, miúdos e graúdos são convidados a entrar no ambiente de uma ou mais obras emblemáticas e a descobrir todas as curiosidades”.
Enquanto fazem o seu próprio processo de descoberta, vão escutando os comentários do musicólogo Jorge Castro Ribeiro.
Serão reinterpretadas obras de artistas bastante conhecidos
Trata-se da segunda passagem dos Concertos Promenade este ano. O espetáculo é inspirado nos 50 anos da Revolução dos Cravos e conta com a participação da Orquestra de Jazz de Espinho.
No concerto, serão tocadas obras icónicas de artistas, também eles, icónicos. No entanto, se pensa que vai ouvir réplicas de cantigas já existentes, está muito enganado.
A Orquestra em questão “lançou o repto a nove compositores para criar obras inéditas sobre canções icónicas que materializaram o protesto, a luta pela liberdade, a defesa dos direitos humanos, da justiça e dos mais elementares princípios da dignidade humana” (via Coliseu do Porto).
Por isso, desde o emblemático Zeca Afonso a Nina Simone, a diversidade é uma das notas dominantes deste espetáculo. Por fim, mas não menos importante, este irá contar com a ilustre participação de dois convidados especiais: Marta Ren e JP Simões.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.