PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

AIM pede continuidade das isenções nas portagens

AIM pede continuidade das isenções nas portagens

Em causa estão as declarações recentes do secretário de Estado das Obras Públicas e Transportes, Sérgio Monteiro, admitindo o fim da discriminação positiva, com descontos e isenções praticadas nas sete antigas concessões SCUT, em função do local de residência. “Estamos obrigados a retirar as isenções para os cidadãos e empresas. Teremos sempre de os terminar porque está em violação uma diretiva comunitária. Não corresponde a uma vontade do Governo”, admitiu Sérgio Monteiro, em entrevista à RTP, com declarações que surpreenderam os empresários da região do Minho, servidos pela ex-SCUT A28, e que insistem, “no mínimo”, na manutenção de uma discriminação positiva para as empresas e cidadãos dos distritos de Viana do Castelo e Braga. “Estamos apreensivos com esta posição, porque o Governo persiste no erro de portajar as SCUT”, admitiu Antonio Marques.
As isenções parciais (10 viagens por mês) e descontos das portagens para os concelhos servidos pelas antigas SCUT, que deveriam terminar no final de junho, foram prolongados por mais três meses, prazo que termina a 30 de setembro. Após esse período, de acordo com o anúncio feito na altura pelo Governo, seria aplicado um regime de descontos, que continua por esclarecer. A Lusa já solicitou informação sobre este assunto ao ministério da Economia e Emprego (MEE), mas sem sucesso.
A 29 de junho, uma nota do MEE adiantava que, “após este período, será aprovado e aplicado um regime de descontos e/ou taxas nestas vias que obedeça a critérios de aplicação e montante que estejam em conformidade com o disposto na legislação europeia”. A tutela recordava que “o regime de discriminação positiva atualmente praticado nestas vias não é consentâneo com os princípios estabelecidos pela Comissão Europeia – Diretiva Eurovinheta”. Estes princípios definem “que as portagens devem ser aplicadas sem discriminação direta ou indireta, por razões associadas à nacionalidade do utilizador, ou que, ainda que não estejam expressamente relacionadas com a nacionalidade, conduzam de facto, através da aplicação de outros critérios de distinção, ao mesmo resultado”. O MEE previa aplicar o novo “regime de descontos e/ou taxas a aplicar às autoestradas ex-SCUT a partir de outubro de 2012”.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce