Campanha PD - Whatsup

Águas do Porto passa a assumir competências de Energia

Águas do Porto passa a assumir competências de Energia

O município do Porto acaba de anunciar a entrada em vigor do alargamento de competências da empresa municipal Águas do Porto à área da Energia. A entidade estende, assim, a sua esfera de atuação à “gestão e monitorização das infraestruturas energéticas da cidade”, tornando-se “no primeiro player de utilities integrado de natureza municipal em Portugal”, avança a Câmara Municipal. 

Com este novo compromisso, a empresa adota também uma nova designação, a saber: CMPEAE – Empresa de Águas e Energia do Município do Porto, abreviadamente, Águas e Energia do Porto, E.M.. 

Segundo explica a autarquia, o alargamento de competências envolve duas dimensões. A primeira, que se foca na “transformação da cidade e na partilha de benefícios com os munícipes”, promovendo a “gestão e desenvolvimento da rede de carregadores para veículos elétricos e a implementação de centros de produção de energia renovável nas instalações municipais, que funcionem não apenas para autoconsumo, mas que permitam também o fornecimento de energia ao abrigo das futuras comunidades energéticas renováveis”. 

Por sua vez, a segunda dimensão centra-se na “eficiência interna do município”, pelo que “engloba a definição de uma estratégia para a energia, o apoio à gestão do contrato de concessão de distribuição em baixa tensão, a monitorização dos contratos de fornecimento de energia elétrica, a implementação de projetos de eficiência energética em instalações municipais e a negociação dos excedentes gerados pela produção de energia”, lê-se no comunicado divulgado.

Recorde-se que a medida em causa já havia sido aprovada pelo Executivo Municipal em julho do ano passado.

Ainda de acordo com o Porto., a alteração consolida “a aposta que a empresa tem feito em matéria de eficiência energética”, que se regozija de ter sido “a primeira entidade do setor público local a instalar um parque fotovoltaico com capacidade para assegurar a autossuficiência energética da sua sede durante uma parte significativa do ano”. 

PUB
api.whatsapp.com/send?phone=+351939990111&text=Ol%C3%A1

Viva! no Instagram. Siga-nos.