PUB
Recheio 2024 Institucional

Agravamento das condições meteorológicas obriga ao corte da Avenida de Dom Carlos I

Agravamento das condições meteorológicas obriga ao corte da Avenida de Dom Carlos I

A Câmara Municipal do Porto informou esta quarta-feira que vai cortar a circulação automóvel na Avenida de Dom Carlos I, na Foz, a partir das 20h00, devido ao agravamento das condições meteorológicas no Porto.

“O trânsito será restabelecido logo que as condições do mar o permitam, sendo feita uma reavaliação da situação no início da manhã de dia 20, sexta-feira. Embora, neste momento, ainda não exista ainda qualquer aviso por parte do IPMA, esta situação poderá voltar a ocorrer nos próximos dias 21 e 22 de dezembro, próximo sábado e domingo”, lê-se no comunicado divulgado.

Recorde-se que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga,Vila Real, Aveiro, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra sob aviso amarelo até às 21h00 de quinta-feira, dia 19, devido à previsão de vento forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora, em especial no litoral, e até 110 quilómetros nas terras altas.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa. Segundo o Instituto encontram-se também sob aviso amarelo, devido à agitação marítima, entre as 06h00 de quinta-feira e as 6h00 de sexta-feira, dia 20. Segundo o Instituto prevêem-se ondas de oeste/sudoeste com 5 a 7 metros de altura, podendo atingir 10/13 metros de altura máxima.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Face a estas previsões, a autarquia tinha emitido, já na terça-feira, um comunicado onde revela as recomendações da Proteção Civil Municipal à população. De acordo com a nota divulgada, solicita-se “especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes”.

A Proteção Civil aconselha também uma “atitude preventiva e de precaução” relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis, que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados, e recomenda “a desobstrução dos escoamentos, a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de cheias rápidas”

Relativamente à agitação marítima que irá ocorrer nos dias 19 e 20 de dezembro, a Proteção Civil Municipal “apela ao respeito pelos perímetros de segurança que serão estabelecidos para peões e veículos junto da orla costeira e acessos aos molhes”.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce