Esta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, realizou-se a cerimónia de entrega dos prémios Interculturalidade 2023. O evento decorreu no Batalha Centro de Cinema, tendo sido uma das entidades premiadas, precisamente na data em que se celebra o Dia Internacional da Língua Materna e a Interculturalidade.
“O Batalha Centro de Cinema foi o palco escolhido, mais uma vez, para acolher a cerimónia do Dia Internacional da Língua Materna, com a entrega dos Prémios Interculturalidade 2023. Depois de uma cerimónia pública no Memorial dos Mártires da Língua Materna, que teve lugar na Rua Chã, o espaço cultural acolheu a comunidade bengali e todos os convidados para uma celebração desta diversidade cultural”, lê-se no portal de notícias da Ágora.
A empresa municipal Ágora foi distinguida na categoria de políticas públicas, pelas medidas e iniciativas que visam “uma maior inclusão da diversidade” nos seus eventos desportivos e culturais.
“É com orgulho que vemos hoje o Porto como uma cidade multicultural, que recebe todos de igual forma”, afirmou Catarina Araújo, vereadora da Câmara Municipal do Porto e Presidente do Conselho de Administração da Ágora, destacando que “esta interculturalidade é já uma marca que está bem presente na nossa sociedade e o Porto é um exemplo”.
A vereadora sublinhou, ainda, que “é com o desenvolvimento de uma cidade mais inclusiva mais heterogénea, mais multicultural, que conseguimos construir políticas mais próximas dos diferentes cidadãos”.
Na mesma cerimónia, a jornalista Catarina Cadavez foi distinguida na categoria de jornalismo, a atleta Lorène Dorcas Bazolo no Desporto, o Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto no Ensino e Formação, a Médicos sem Fronteiras Portugal na de Ajuda Humanitária, o músico Carlão na categoria de Sociedade Civil, a Fundação Aga Khan com o prémio de Mérito Intercultural e Gondomar foi eleita Cidade Intercultural 2023.
Foto: Rui Meireles